Slow Food Youth Network se junta para o primeiro World Disco Soup Day

21 Apr 2017 | Portuguese

O evento terá lugar em todo o mundo com o objetivo de sensibilizar para o desperdício de alimentos

A juventude do Slow Food junta forças em 29 de abril de 2017 para o primeiro World Disco Soup Day. O evento é uma iniciativa da Slow Food Youth Network e visa combater o desperdício de alimentos. Enquanto parte da população sofre de fome, todos os anos um terço dos alimentos destinados ao consumo humano é jogado fora: 1,3 bilhões de toneladas de alimentos ainda comestíveis se tornam lixo. Ao mesmo tempo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), só produzimos alimentos suficientes para abastecer a crescente população mundial até 2050. Estamos diante de uma grande contradição.

A Disco Soup é uma ação para lutar contra o desperdício de alimento em que os voluntários são convidados a coletar, lavar, limpar, cortar e cozinhar os alimentos restantes (geralmente referido aos alimentos não vendidos nas feiras), ou todos os alimentos que acabariam desperdiçados – por exemplo por não apresentarem os padrões estéticos esperados pelo mercado. Além disso, a Disco Soup é um evento gastronômico, artístico e musical que reúne jovens, estudantes, crianças, idosos, cozinheiros e todos os defensores desta batalha contra o desperdício de alimentos. É também uma ferramenta de transformação com um grande potencial de educação e conscientização.

Até agora, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Camboja, Chile, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Holanda, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Japão, México, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Peru, Quênia, Reino Unido, Suíça, Tanzânia, Uganda e Uruguai estão organizando eventos.

Na Europa, o Slow Food está realizando diversas ações para conscientizar sobre o desperdício alimentar, e aderiu à petição lançada pela organização This Is Rubbish, cujo objetivo é reduzir pela metade o desperdício de alimentos na Europa até 2030. Martin Bowman, defensor da This Is Rubbish, afirmou: “Depois de receber pressão de 64.000 pessoas e de mais de 50 organizações de 18 países da UE, em março, o Parlamento Europeu tomou a decisão de votar em favor da redução pela metade dos desperdícios alimentares – da fazenda ao prato – da UE até 2030, e apelou para a Comissão, para rever o objetivo de tornar as metas obrigatórias até 2020. Mas agora, esses planos ambiciosos estão sendo ameaçados pelo Conselho Europeu, que parece querer reverter a proposta do Parlamento. Cerca de 55 milhões de pessoas, na Europa, estão numa situação de pobreza, e os alimentos desperdiçados no continente poderiam dar de comer nove vezes para essas pessoas. Se o desperdício alimentar do mundo inteiro fosse um único país, seria o terceiro país em emissões de carbono depois de Estados Unidos e China. É por isso que, por ocasião do World Disco Soup Day, convidamos os Ministros do Meio Ambiente da UE, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia a se juntarem à proposta do Parlamento, para reduzir pela metade o desperdício de alimentos na Europa. Precisamos que essa meta se torne obrigatória para que os Estados-membros a levem em conta seriamente”.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na página do evento oficial do World Disco Soup Day e no mapa interativo.

Para mais informações, contate os coordenadores de área do evento:

Coordenador Geral: Caio – [email protected]

América Latina: Caio e Gabriela – [email protected]

América do Norte: Lauren – [email protected]

África: John –  [email protected]g

Europa: Jorrit – [email protected]

Ásia / Oceania: Megumi –[email protected] 

Para mais informações, contate:

Slow Food International Press Office

[email protected] – Twitter: @SlowFoodPress

Slow Food é uma organização global de pessoas comuns que comprometem-se por um mundo no qual todos possam ter acesso a alimentos que sejam bons para aqueles que os consomem, para aqueles que os produzem e também para o planeta. O Slow Food abarca mais de um milhão de seguidores, chefs, especialistas, jovens, agricultores, pescadores e acadêmicos em 160 países. Dentre eles, uma rede de aproximadamente 100.000 membros de Slow Food estão vinculados a 1.500 comitês locais espalhados no mundo inteiro e contribuem não apenas com suas quotas de inscrição mas também com as campanhas e os eventos que organizam. Aos integrantes associam-se mais de 2.400 comunidades do alimento de Terra Madre que produzem, em pequena escala e de forma sustentável, alimentos de qualidade no mundo inteiro.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter