Salone del Gusto e Terra Madre 2014 Apresenta A Rede Indígena do Terra Madre

28 Sep 2014 | Portuguese

O Slow Food trabalha de perto com os Povos Indígenas, para aprender, a partir da sua sabedoria, a enfrentar os seus problemas, e ajudando-os a preservar o seu patrimônio alimentar e cultural. É por isso que os delegados indígenas representam um número consistente na rede do Terra Madre, que inclui 372 comunidades indígenas do alimento, 50 Fortalezas de produtos indígenas e 347 produtos indígenas da Arca do Gosto.

Os Povos Indígenas e os problemas que devem enfrentam para levar adiante suas práticas tradicionais, bem como as soluções que são capazes de oferecer em tempos de mudança climática, por exemplo, estão assumindo um papel cada vez mais importante no programa do Salone del Gusto e Terra Madre 2014, que se realizará em Turim, Itália, de 23 a 27 de outubro próximos. As tribos indígenas são guardiãs exemplares da biodiversidade, dos conhecimentos antigos, de hábitos e culturas e, ainda assim, não é raro que sejam vítimas de grilagem de terras, exploração, deslocamento de comunidades e abandono das novas gerações que preferem se mudar para as cidades.

Este ano, o Salone del Gusto, contará, pela primeira vez, com uma Sala da Rede do Terra Madre Indígena, financiada pelo FIDA, o Fundo Internacional pelo Desenvolvimento Agrícola e pelo Fundo Christensen. A Sala representa um espaço dedicado às histórias, temas atuais e tradições dos povos indígenas que, pela primeira vez, contam com uma área específica no Salone del Gusto e Terra Madre. A sala oferecerá um programa diário de palestras e laboratórios onde representantes da rede indígena do Terra Madre falarão de suas experiências sobre a terra, produção de alimentos, soberania alimentar, mudança climática, bem-estar e felicidade. O programa foi desenvolvido com a colaboração de Phrang Roy, Conselheiro do Slow Food Internacional para as questões indígenas, e diretor da Indigenous Partnership para a Agrobiodiversidade e a Soberania Alimentar.

Entre as muitas sessões interessantes na Sala da Rede do Terra Madre Indígena: Povos indígenas e as Nações Unidas (Quinta-feira, 23 de outubro, às 12hs30), Segurança Nutricional (Quinta-feira, 23 de outubro, às 17hs00), Povos Indígenas e Sistemas Alimentares Sustentáveis (Sexta-feira, 24 de outubro, às 11hs00), Inovação do Gosto (Sexta-feira, 24 de outubro, às 13hs00), Alimento, Medicina e Espiritualidade (Sábado, 25 de outubro, às 11hs00), Alimento e Soberania/Segurança das Sementes Sábado, 25 de outubro, às 13hs00), Bem-estar e Felicidade (Sábado, 25 de outubro, às 17hs00), o evento do Terra Madre Indígena 2015 na Índia (Domingo, 26 de outubro, às 13hs00), e os Contos Tradicionais (Segunda-feira, 27 de outubro, às 11hs00). Todo dia, de 18hs30 a 21hs00, na sala haverá sessões de Vozes Indígenas, um espaço livre para que os delegados possam contar as suas histórias, muitas vezes não conhecidas, e para que possam ter ainda uma voz, falando de suas opiniões sobre os temas debatidos. Após estas sessões, haverá músicas a partir das 21hs00 até o horário de encerramento do evento, às 23hs00.

O evento contará também com uma conferência sobre temas indígenas: Alimento Local e Economia para um Desenvolvimento Sustentável, Aulas das Comunidades do Terra Madre Indígena (Sábado, 25 de outubro, às 15hs00).

Haverá um encontro dos representantes dos povos indígenas do Terra Madre. Especialistas em recursos marinhos, florestais e de montanha, e os guardiães da terra e de tradições antigas, também são entre as comunidades mais afetadas pela má gestão dos recursos do planeta, que gera poluição, padronização dos consumos, mudança climática e escolhas econômicas. A conferência representa uma excelente oportunidade para que os visitantes não indígenas possam ter uma nova visão das questões relativas aos povos indígenas no mundo inteiro. Phrang Roy presidirá a conferência. Myrna Cunningham, ex-Presidente do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas (UNPFII) e atual Presidente do CADPI (Centro para a Autonomia e Desenvolvimento dos Povos Indígenas), será a keynote speaker. Entre os outros palestrantes que apresentarão suas ideias sobre o tema: Antonella Cordone, Coordenadora para as Questões Indígenas e Tribais na FIDA; Joel Simo (Vanuatu) da comunidade de Aneityum; Roy Kady (EUA), pastor da Fortaleza da Ovelha Navajo Churro; Obadias Batista Garcia (Brasil), coordenador das duas Fortalezas da comunidade indígena dos Sateré Mawé (Mel de Abelha Nativa e Waraná Nativo); e outros representantes do Terra Madre da Ásia, África, e América Latina.

Além disso, uma chef indígena, Mirriam Moteane Sekamotho (Lesoto), vai preparar pratos tradicionais, apresentando receitas típicas na Cozinha do Terra Madre durante o evento. Sekamotho é chef, autora de livros de receitas, e uma empresária apaixonada pela família, a comida, o amor e a vida em geral.

A participação de inúmeros delegados do Terra Madre Indígena evidencia o seu papel importantíssimo dentro da rede do Slow Food. É por isso que, em 2011, o Slow Food lançou um evento dedicado inteiramente aos povos indígenas, o Indigenous Terra Madre. Organizado pelo Slow Food, a Indigenous Partnership para a Agrobiodiversidade e a Soberania Alimentar, e a North East Slow Food & Agrobiodiversity Society, a segunda edição será realizada em Meghalaya, no nordeste da Índia, em outubro de 2015, e será possível graças ao apoio do FIDA, do Fundo Christensen, e do governo de Meghalaya.

Para solicitar o credenciamento para o SDG/TM 2014, acesse o website: http://www.salonedelgusto.com/press/pre-accreditation/

Para maiores informações, entre em contato com:

a/c Slow Food Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]

a/c Regione Piemonte: Tel. +39 011 4322549 [email protected]

a/c Comune di Torino: Tel. +39 011 4423605 [email protected]

Organizado pelo Slow Food, governo da Região Piemonte e prefeitura de Turim, em colaboração com o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o evento internacional Salone del Gusto está de volta a Turim, Itália, agora em seu 10ºano. Dedicado ao mundo do alimento, o Salone del Gusto reúne-se, mais uma vez, em um único evento, com o encontro internacional do Terra Madre, uma rede de pequenos produtores de todo o mundo. O Salone del Gusto e Terra Madre 2014 se realizará de 23 a 27 de outubro em Turim, no centro de convenções Lingotto Fiere, com a participação de mais de 1.000 expositores de 130 países. 

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter