Os estados gerais do leite cru @ Cheese 2017. O mais importante encontro sobre queijos de leite cru está acontecendo em Bra (Itália)

14 Sep 2017 | Portuguese

O evento de sexta-feira, dia 15 de setembro, às 14h30, será moderado por Piero Sardo, presidente da Fundação Slow Food para a Biodiversidade; Carlo Petrini, presidente do Slow Food Internacional, fará o discurso inaugural.

Durante o encontro, avaliaremos a situação atual: a que ponto da luta chegamos? Quais as críticas e discriminações contra o leite cru? Será que os queijos naturais e o bem-estar animal tornar-se-ão um dos grandes desafios do futuro? Como podemos relançar o movimento de defesa dos queijos de leite cru?

O objetivo será lançar um grupo de coordenação internacional, que possa levar adiante a luta em defesa do leite cru no mundo inteiro. Ouviremos as experiências e reflexões de produtores e especialistas de 15 países dos cinco continentes que decidiram ir contracorrente.

Entre eles:

Da Austrália: Kris Lioyd, produtor do Woodside Cheese Wrights.

Do Brasil: Débora de Carvalho Pereira, ativista.

De Cuba: Kent Ruiz, produtor de queijo de Vista Hermosa de Guanabacoa (Cuba).

Da rede FACE (UE), Remedios Carrasco e Paul Thomas.

Da França: Jean Bernard Maitia, produtor da Fortaleza do Queijo de Montanha dos Pirenéus bascos.

Da Irlanda: Elizabeth Bradley, produtora da Fortaleza dos Queijos de Leite Cru Irlandeses.

Da Itália: Paolo Ciapparelli, coordenador dos produtores da Fortaleza do Queijo Histórico Rebelde; Maria Procopio, produtora, e Aldo Grasselli, ex-Presidente da SIMeVeP – Sociedade Italiana Medicina Veterinária Preventiva.

Da Noruega: Pascale Baudonnel – ativista, promotora da Fortaleza do Queijo Geitost artesanal de Sognefjord.

Da África do Sul: Brian Dick, da Fortaleza dos Queijos de Leite Cru da Africa do Sul.

Da Suécia: Jon Andri Zogg, ativista.

Da Turquia: Guvener Isik, do Slow Cheese de Bodrum.

Do Reino Unido: Bronwen Percival, da Neals’ Yard Dairy, cofundador da MicrobialFoods.org e London Gastronomy Seminars.

Dos Estados Unidos: Carlos Yescas da coalizão do queijo Oldways, e outros produtores dos EUA da Fortaleza dos Queijos de Leite Cru Americanos.

O encontro será traduzido para o inglês e francês.

A edição 2017 do Cheese é possível graças ao compromisso de empresas que acreditam nos valores e objetivos do evento. Entre elas, são Parceiros Oficiais: Cassa di Risparmio di Bra, Egea, Lurisia, Parmigiano Reggiano, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy, Velier. Official Sparkling Wine: Consorzio Alta Langa.

Do dia 15 ao dia 18 de setembro de 2017, em Bra (na região do Piemonte, na Itália), realiza-se a décima-primeira edição do Cheese, o evento bienal dedicado aos queijos, que lançou a rede internacional de queijeiros e artesãos.

Para maiores informações:

Gabinete de Imprensa do Slow Food Internacional

[email protected][email protected] +39 0172 419 645 – Twitter: @SlowFoodPress

Cidade de Bra

Elena Martini e Erica Asselle, +39 0172 438278, [email protected]

 

O Slow Food é uma organização internacional presente localmente, que promove o alimento bom, limpo e justo para todos: bom por ser saudável além de prazeroso do ponto de vista organoléptico; limpo por ser amigo do meio ambiente e do bem-estar animal; justo por respeitar o trabalho de quem produz, processa e distribui. O Slow Food é uma grande organização, formada por mais de 1500 grupos locais e 2400 comunidades do alimento, que desempenha um papel chave para todo o movimento, e que todo ano envolve milhões de pessoas. Através de projetos como a Arca do Gosto, as Fortalezas e as Hortas na África, e graças à mobilização da rede do Terra Madre, o Slow Food defende o patrimônio agroalimentar do mundo inteiro, promovendo uma agricultura que respeita o meio ambiente, a saúde e as culturas locais.

 

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter