O Slow Food convidou o presidente do FIDA, que ministrou uma aula na Universidade de Ciências Gastronômicas

23 May 2016 | Portuguese

O Slow Food ficou honrado com a visita de Kanayo F. Nwanze, Presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), na Universidade de Ciências Gastronômicas (UNISG), de Pollenzo (Itália), no dia 23 de maio de 2016.

O Dr. Nwanze ministrou uma aula, chamando a atenção de estudantes e público para os jovens e o futuro da agricultura. Durante a sua fala, o presidente do FIDA descreveu a realidade dos pequenos produtores nos países em desenvolvimento.

“Temos a tendência de romantizar a vida do agricultor de pequena escala, que vive em harmonia com a beleza da natureza”, declarou ao público. “A realidade, para a maioria dos produtores de pequena escala, é muito mais prosaica. A agricultura de pequena escala, tal como se pratica na maioria dos países em desenvolvimento, é extenuante. É por isso que tantos jovens deixam o campo para a cidade – achando que o seu futuro será mais luminoso, mas muitas vezes ficam sem emprego e acabam vivendo na rua ou nas favelas”.

O Dr. Nwanze acrescentou: “No FIDA, cada vez mais notamos que quando as regiões rurais conseguem oferecer uma possibilidade de emprego e uma oportunidade de utilizar sua energia e criatividade, os jovens preferem ficar no campo, na fazenda, revitalizando e sustentando suas comunidades”.

A aula do Dr. Nwanze foi o resultado de uma colaboração entre o Slow Food e o FIDA, que começou em 2009 e que continuou crescendo ao longo dos últimos seis anos. A colaboração tem como foco a agricultura de pequena escala, considerada fonte fundamental de renda e alimentação para muitas famílias pobres das regiões rurais, e como elemento de crescimento econômico rural.

Carlo Petrini, Presidente do Slow Food, declarou: “Estamos honrados com a visita do Dr. Nwanze na nossa Universidade, onde muitos jovens do mundo inteiro vêm para aprender e fazer experiências sobre a produção alimentar sustentável, para poder, por sua vez, compartilhar em seus países de origem os conhecimentos adquiridos. A promoção da biodiversidade alimentar e da agricultura familiar são atividades fundamentais para a realização de um sistema alimentar sustentável. Por isso, é com grande prazer que vemos que a longa colaboração entre o Slow Food e o FIDA levou a resultados concretos graças aos esforços para melhorar a vida das comunidades rurais.”

Os esforços do Slow Food e do FIDA incluem também atividades de advocacia em favor das questões indígenas. O Indigenous Terra Madre, cuja segunda edição realizou-se em novembro de 2005 em Shillong (Meghalaya, Nordeste da Índia), contou com a participação de 600 delegados, representando as comunidades indígenas do mundo inteiro. O evento foi organizado pelo Slow Food, o Indigenous Partnership for Agrobiodiversity and Food Sovereignty (Indigenous Partnership), e a North East Slow Food and Agrobiodiversity Society (NESFAS), e foi possível graças ao compromisso e ao financiamento do FIDA.

Este ano, de 22 a 26 de setembro, os representantes do FIDA participarão do Terra Madre Salone del Gusto, o mais importante evento internacional dedicado à cultura alimentar que acontece em Turim (Itália), a cada dois anos. Cinco mil delegados de 160 países participarão do evento, alguns chegando de áreas remotas de países em desenvolvimento, graças ao apoio do FIDA.

O FIDA apoiou projetos do Slow Food que defendem a biodiversidade agrícola e alimentar em América Latina e África, desenvolvendo diversas atividades:

A Universidade de Ciências Gastronômicas, criada em 2004 e inspirada pelo Slow Food, é um instituto universitário de prestígio, que ministra cursos universitários de graduação e pós-graduação, além de cursos de formação, com o objetivo de dar dignidade acadêmica ao universo alimentar, como fenômeno multidisciplinar complexo. Desde a sua criação, a UNISG recebeu mais de 1.800 alunos de mais de 75 países.  

O FIDA investe no meio rural, com o objetivo de empoderar as pessoas do campo para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a alimentação e fortalecer a resiliência. Desde 1978, o FIDA ofereceu aproximadamente 17,7 bilhões de dólares em financiamentos e empréstimos com baixa taxa de juro, para projetos que envolveram cerca de 459 milhões de pessoas. O FIDA é uma instituição financeira internacional, uma Agência Especializada das Nações Unidas, com sede em Roma – onde a ONU tem seu centro ligado a alimentos e agricultura.

Kanayo F. Nwanze é o Presidente do FIDA. A partir de 2010, é membro do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Segurança Alimentar. Durante dez anos foi Diretor-Geral do Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), Centro de Arroz da África, onde desempenhou um papel chave na introdução e promoção do NERICA, acrônimo inglês que significa Novo Arroz para a África, uma variedade de alto rendimento, resistente às pragas, que foi desenvolvida especificamente para a paisagem africana.

For more information, please contact Slow Food International Press Office:

[email protected] – Twitter: @SlowFoodPress

Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]

Ester Clementino, [email protected]

Giulia Capaldi, [email protected]

Slow Food involves over a million of people dedicated to and passionate about good, clean and fair food. This includes chefs, youth, activists, farmers, fishers, experts and academics in over 160 countries; a network of around 100,000 Slow Food members linked to 1,500 local chapters worldwide (known as convivia), contributing through their membership fee, as well as the events and campaigns they organize; and over 2,400 Terra Madre food communities who practice small-scale and sustainable production of quality food around the world.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter