O revezamento global do Terra Madre ao vivo no dia 10 de outubro!

09 Oct 2020 | Portuguese

Uma viagem em cinco partes atravessando continentes e fusos horários para discutir as questões mais urgentes de nossos tempos

Uma cerimônia de inauguração adaptada para a era digital: nosso Global Relay (revezamento global) em 10 de outubro é uma minissérie em cinco episódios, um diálogo global sobre as grandes questões de nossa era.

Começamos na Ásia e Oceania com a crise climática e ambiental, o problema mais grave que devemos enfrentar se queremos garantir um futuro sustentável para a vida humana, e para a vida no planeta, de modo geral. Como podemos transformar um modelo de desenvolvimento que gera desastres ambientais e sociais, erodindo nosso precioso capital natural?

Assista o evento ao vivo, a partir das 05:00 am (fuso horário CEST)

Palestrantes:

  • Sunita Narain (Índia), ambientalista e ativista indiana, Diretora-geral do Centro de Ciência e Meio Ambiente. Ela foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2016.
  • Bruce Pascoe (Austrália), Escritor de origem aborígene e professor de conhecimentos indígenas na Universidade de Tecnologia de Sydney.
  • Daekwon Hwang-Bau (Coreia do Sul), escritor, agricultor e ativista ambiental, representando a rede de ecoaldeias na Coreia do Sul.

Na África e no Oriente Médio, tratamos o tema das migrações como consequência da degradação dos recursos naturais, a escassez de água e a negação e violação do direito à terra. Que possíveis soluções para esta contínua hemorragia demográfica?

Assista ao evento ao vivo a partir das 09:30 am (fuso horário CEST)

Palestrantes:

  • Agness Kirabo (Uganda), Diretora Executiva da Food Rights Alliance (Aliança pelos direitos alimentares).
  • Mary Abukutsa Onyango (Quênia), Professora de horticultura na Universidade Jomo Kenyatta de Agricultura e Tecnologia, Nairóbi.
  • Saad Dagher (Palestina), engenheiro agrônomo e ambientalista especializado em agroecologia.

Na Europa discutimos as políticas do Acordo Verde e a estratégia Farm to Fork como formas de criar um sistema alimentar mais saudável e mais sustentável: um sistema que preserve a saúde e o bem-estar das pessoas, e que fortaleça a competitividade e a resiliência da União Europeia.

Assista ao evento ao vivo a partir das 11:30 am (fuso horário CEST)

Palestrantes:

  • Johan Rockström (Suécia), Diretor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático e Professor de Ciências Ambientais na Universidade de Estocolmo. Ex-Diretor Executivo do Centro de resiliência de Estocolmo, é um dos maiores especialistas de sustentabilidade.
  • Virginijus Sinkevičius (Lituânia), Comissário europeu responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas desde 2019, ex-Ministro de Economia e Inovação da Lituânia. Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Acordo Verde europeu e na implementação dos objetivos ambientais e climáticos da Comissão Europeia.
  • Valérie Masson-Delmotte (França), pesquisadora e paleoclimatologista, trabalhou em inúmeros projetos nacionais e internacionais, entre os quais o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do qual é co-presidente. É também membro do Conselho Francês de Pesquisa Estratégica, pesquisadora sênior do Comissariado francês de energia atômica e energias alternativas (CEA) e membro do Haut Conseil pour le climat (HCC) da França.

Na América do Sul, o foco será o tema da grilagem de terras e de recursos, que representa uma das maiores ameaças para as populações locais, em particular dos povos indígenas.

Assista ao evento ao vivo a partir das 5:00 pm (fuso horário CEST)

Palestrantes:

  • Célia Xakriabá (Brasil), ativista indígena e professora, trabalha com a defesa dos direitos à terra e aos recursos dos povos indígenas.
  • Miguel Altieri (Chile), engenheiro agrônomo e entomólogo, Professor de agroecologia na Universidade da Califórnia.
  • Virgilio Martinez (Peru), chef do restaurante Central de Lima, e porta-voz para a defesa e promoção da biodiversidade alimentar.

Na América do Norte o debate verterá sobre educação alimentar, igualdade, inclusão e justiça, mostrando como a opressão está fortemente arraigada em todos os sistemas americanos, incluindo o sistema alimentar. Reafirmamos nosso compromisso para que o Slow Food seja uma organização antirracista, que vise realmente garantir um alimento bom, limpo e justo para todos.

Assista ao evento ao vivo a partir das 7pm (fuso horário CEST)

Palestrantes:

  • Leah Penniman (EUA), agricultora, professora, autora e ativista pela soberania alimentar. Engajada, há muito tempo, na luta pela justiça racial, é cofundadora e codiretora da Soul Fire Farm em Grafton, Nova Iorque, um projeto administrado por negros que trabalham para erradicar o racismo no sistema alimentar.
  • Alice Waters (EUA), cozinheira e autora, ativista de educação alimentar e dona do restaurante Chez Panisse, em Berkeley, Califórnia. Em 1996, criou o projeto dos Edible Schoolyard (pátios escolares comestíveis), que contribuiu, durante mais de 20 anos, a divulgar a prática das hortas urbanas e o valor de uma cultura alimentar saudável entre os jovens. Alice Waters é também vice-presidente do Slow Food Internacional.
  • Matthew Raiford (EUA), “CheFarmer”, agricultor de sexta geração, chef e dono do restaurante The Farmer & The Larder. É também coordenador do programa de Arte gastronômica no College of Coastal Georgia.

 

Para mais informações:

Gabinete de Imprensa do Terra Madre Salone del Gusto 2020
Slow Food: Paola Nano e Gioia Baggio – (+39) 329 8321285 – [email protected]
Cidade de Turim: Luisa Cicero – (+39) 011 01121932 – [email protected]
Regiao do Piemonte: Donatella Actis – (+39) 011 4322549 – [email protected]

 

O Terra Madre Salone del Gusto é o evento mais importante dedicado ao alimento bom, limpo e justo e à agricultura de pequena escala no mundo. Organizam o evento o Slow Food, a Cidade de Turim e a Região do Piemonte junto com o MIPAAF (o Ministério Italiano de Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais) e o MATTM (Ministério Italiano do Meio Ambiente, da Defesa da Terra e do Mar). O Terra Madre Salone del Gusto 2020 é possível graças ao apoio das empresas que acreditam nos projetos do Slow Food. Entre elas, desejamos agradecer os nossos parceiros Platinum: Pastificio Di Martino, Unicredit, Lavazza, Acqua S.Bernardo, Quality Beer Academy; nossos Parceiros Ouro: Agugiaro&Figna, Astoria, BBBell. Com o apoio da Fondazione Compagnia di San Paolo, Fondazione Cassa di Risparmio di Torino, Associazione delle fondazioni di origine bancaria del Piemonte. Com a contribuição do FIDA e da UE. Em colaboração com O SANA e Turismo Torino e Província de Turim.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter