O revezamento global do Terra Madre ao vivo no dia 10 de outubro!
09 Oct 2020 | Portuguese
Uma viagem em cinco partes atravessando continentes e fusos horários para discutir as questões mais urgentes de nossos tempos
Uma cerimônia de inauguração adaptada para a era digital: nosso Global Relay (revezamento global) em 10 de outubro é uma minissérie em cinco episódios, um diálogo global sobre as grandes questões de nossa era.
Começamos na Ásia e Oceania com a crise climática e ambiental, o problema mais grave que devemos enfrentar se queremos garantir um futuro sustentável para a vida humana, e para a vida no planeta, de modo geral. Como podemos transformar um modelo de desenvolvimento que gera desastres ambientais e sociais, erodindo nosso precioso capital natural?
Assista o evento ao vivo, a partir das 05:00 am (fuso horário CEST)
Palestrantes:
- Sunita Narain (Índia), ambientalista e ativista indiana, Diretora-geral do Centro de Ciência e Meio Ambiente. Ela foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2016.
- Bruce Pascoe (Austrália), Escritor de origem aborígene e professor de conhecimentos indígenas na Universidade de Tecnologia de Sydney.
- Daekwon Hwang-Bau (Coreia do Sul), escritor, agricultor e ativista ambiental, representando a rede de ecoaldeias na Coreia do Sul.
Na África e no Oriente Médio, tratamos o tema das migrações como consequência da degradação dos recursos naturais, a escassez de água e a negação e violação do direito à terra. Que possíveis soluções para esta contínua hemorragia demográfica?
Assista ao evento ao vivo a partir das 09:30 am (fuso horário CEST)
Palestrantes:
- Agness Kirabo (Uganda), Diretora Executiva da Food Rights Alliance (Aliança pelos direitos alimentares).
- Mary Abukutsa Onyango (Quênia), Professora de horticultura na Universidade Jomo Kenyatta de Agricultura e Tecnologia, Nairóbi.
- Saad Dagher (Palestina), engenheiro agrônomo e ambientalista especializado em agroecologia.
Na Europa discutimos as políticas do Acordo Verde e a estratégia Farm to Fork como formas de criar um sistema alimentar mais saudável e mais sustentável: um sistema que preserve a saúde e o bem-estar das pessoas, e que fortaleça a competitividade e a resiliência da União Europeia.
Assista ao evento ao vivo a partir das 11:30 am (fuso horário CEST)
Palestrantes:
- Johan Rockström (Suécia), Diretor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático e Professor de Ciências Ambientais na Universidade de Estocolmo. Ex-Diretor Executivo do Centro de resiliência de Estocolmo, é um dos maiores especialistas de sustentabilidade.
- Virginijus Sinkevičius (Lituânia), Comissário europeu responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas desde 2019, ex-Ministro de Economia e Inovação da Lituânia. Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Acordo Verde europeu e na implementação dos objetivos ambientais e climáticos da Comissão Europeia.
- Valérie Masson-Delmotte (França), pesquisadora e paleoclimatologista, trabalhou em inúmeros projetos nacionais e internacionais, entre os quais o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do qual é co-presidente. É também membro do Conselho Francês de Pesquisa Estratégica, pesquisadora sênior do Comissariado francês de energia atômica e energias alternativas (CEA) e membro do Haut Conseil pour le climat (HCC) da França.
Na América do Sul, o foco será o tema da grilagem de terras e de recursos, que representa uma das maiores ameaças para as populações locais, em particular dos povos indígenas.
Assista ao evento ao vivo a partir das 5:00 pm (fuso horário CEST)
Palestrantes:
- Célia Xakriabá (Brasil), ativista indígena e professora, trabalha com a defesa dos direitos à terra e aos recursos dos povos indígenas.
- Miguel Altieri (Chile), engenheiro agrônomo e entomólogo, Professor de agroecologia na Universidade da Califórnia.
- Virgilio Martinez (Peru), chef do restaurante Central de Lima, e porta-voz para a defesa e promoção da biodiversidade alimentar.
Na América do Norte o debate verterá sobre educação alimentar, igualdade, inclusão e justiça, mostrando como a opressão está fortemente arraigada em todos os sistemas americanos, incluindo o sistema alimentar. Reafirmamos nosso compromisso para que o Slow Food seja uma organização antirracista, que vise realmente garantir um alimento bom, limpo e justo para todos.
Assista ao evento ao vivo a partir das 7pm (fuso horário CEST)
Palestrantes:
- Leah Penniman (EUA), agricultora, professora, autora e ativista pela soberania alimentar. Engajada, há muito tempo, na luta pela justiça racial, é cofundadora e codiretora da Soul Fire Farm em Grafton, Nova Iorque, um projeto administrado por negros que trabalham para erradicar o racismo no sistema alimentar.
- Alice Waters (EUA), cozinheira e autora, ativista de educação alimentar e dona do restaurante Chez Panisse, em Berkeley, Califórnia. Em 1996, criou o projeto dos Edible Schoolyard (pátios escolares comestíveis), que contribuiu, durante mais de 20 anos, a divulgar a prática das hortas urbanas e o valor de uma cultura alimentar saudável entre os jovens. Alice Waters é também vice-presidente do Slow Food Internacional.
- Matthew Raiford (EUA), “CheFarmer”, agricultor de sexta geração, chef e dono do restaurante The Farmer & The Larder. É também coordenador do programa de Arte gastronômica no College of Coastal Georgia.
Para mais informações:
Gabinete de Imprensa do Terra Madre Salone del Gusto 2020
Slow Food: Paola Nano e Gioia Baggio – (+39) 329 8321285 – [email protected]
Cidade de Turim: Luisa Cicero – (+39) 011 01121932 – [email protected]
Regiao do Piemonte: Donatella Actis – (+39) 011 4322549 – [email protected]
O Terra Madre Salone del Gusto é o evento mais importante dedicado ao alimento bom, limpo e justo e à agricultura de pequena escala no mundo. Organizam o evento o Slow Food, a Cidade de Turim e a Região do Piemonte junto com o MIPAAF (o Ministério Italiano de Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais) e o MATTM (Ministério Italiano do Meio Ambiente, da Defesa da Terra e do Mar). O Terra Madre Salone del Gusto 2020 é possível graças ao apoio das empresas que acreditam nos projetos do Slow Food. Entre elas, desejamos agradecer os nossos parceiros Platinum: Pastificio Di Martino, Unicredit, Lavazza, Acqua S.Bernardo, Quality Beer Academy; nossos Parceiros Ouro: Agugiaro&Figna, Astoria, BBBell. Com o apoio da Fondazione Compagnia di San Paolo, Fondazione Cassa di Risparmio di Torino, Associazione delle fondazioni di origine bancaria del Piemonte. Com a contribuição do FIDA e da UE. Em colaboração com O SANA e Turismo Torino e Província de Turim.
Change the world through food
Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.