O mercado de produtores português junta-se à rede de Mercados da Terra Slow Food e sedia o lançamento da Aliança de Cozinheiros Slow Food de Portugal

23 Nov 2023 | Portuguese

26 de Novembro, Sistelo (Portugal)

 

 A rede Slow Food dos Mercados da Terra acolhe um novo membro, o primeiro em Portugal, que passa a integrar a rede global de 95 mercados em todo o mundo.

O Mercado de Sistelo conta com a presença de pequenos produtores locais das Terras do Alto Vez, com uma oferta de produtos locais frescos e de sabores exclusivos e de alta qualidade: desde hortícolas, broa de milho, fruta, queijos, ovos, carnes certificadas, entre outros. Em particular, dois produtos da Arca do Gosto estarão disponíveis ao público: o feijão Tarrestre das Serras de Peneda e Soajo e a broa de milho de Arcos de Valdevez.

Localizado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Sistelo é uma das mais belas aldeias do norte de Portugal. O mercado acontece todo último domingo do mês, durante o ano inteiro, das 9h às 16h – no Lugar da Igreja.

O Mercado da Terra é um projeto implementado pelos membros da comunidade Slow Food “Aldeia Slow Food – Sistelo” com o apoio da junta da freguesia de Sistelo, do município de Arcos de Valdevez e é financiado pelo programa PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020) e gerenciado pela ADRIL (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado de Lima).

O objetivo é conscientizar sobre o valor dos produtos que fazem parte do patrimônio agrícola e gastronômico local, criando uma alternativa aos canais comerciais existentes que geralmente vendem produtos da agricultura industrial, transportados de longas distâncias e, em sua maioria, cultivados em estufas com métodos intensivos. O Mercado da Terra Slow Food de Sistelo pretende se tornar uma alternativa confiável para quem gostaria de encontrar alimentos bons, limpos e justos.

 

O Presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, Sérgio Rodrigues, afirma: “O principal objetivo do mercado é incentivar a produção e aumentar o número de produtores. O nosso mercado nasceu a partir da ideia de ter um lugar onde os nossos produtores possam vender os seus produtos perto do local de produção e diretamente ao consumidor, reduzindo os custos logísticos e otimizando o proveito. O impacto é enorme. A valorização do produto se traduz em desenvolvimento sustentável para a aldeia, com um aumento da renda e com um desenvolvimento social, ambiental e paisagístico de uma área, onde a paisagem em socalcos é classificada como Monumento Nacional. O Mercado da Terra é também muito importante como atração turística para as dezenas de milhares de visitantes que visitam a aldeia todo ano.”

 

Durante a cerimônia de abertura, que contará com a presença de alguns representantes da rede internacional dos Mercados da Terra (Mercat de la Terra de Barcelona, na Espanha, e o Samstag Mart da Itália), dos convivia e comunidades Slow Food nacionais, dos associados do Slow Food de Santiago de Compostela, e de alguns representantes dos parceiros e da administração local, será lançada a Aliança de Cozinheiros Slow Food de Portugal.

 

A Aliança portuguesa é a última a se juntar à rede Slow Food, que conta com 1264 cozinheiros, que defendem a biodiversidade alimentar, em 31 países do mundo.

Cozinheiros de restaurantes, bistrôs, cantinas e cozinhas de rua que apoiam diariamente os pequenos produtores, os guardiões da biodiversidade, utilizando os produtos das Fortalezas e da Arca do Gosto, bem como frutas, hortícolas e queijos locais, em suas cozinhas.

Os cozinheiros devem incluir os nomes dos produtores em seus cardápios, para dar visibilidade ao seu trabalho. Os cozinheiros da Aliança de Cozinheiros viajam, reúnem-se, participam de eventos e cozinham juntos.

 

Vasco Guimarães, representante da Aliançade Cozinheros Slow Food de Portugal, afirma: “O lançamento da Aliança de Cozinheiros em Portugal, sob a égide do Slow Food e com a ajuda dos chefs, é uma oportunidade para todos conhecermos e valorizarmos os nossos produtos locais e os seus produtores de uma forma mais estruturada, incentivando e reconhecendo o seu trabalho, e promovendo o alimento como identidade de um território.”

 

A seguir o programa de domingo, dia 26

10h00 Abertura do Mercado local de Sistelo – Lugar da Igreja – Sistelo – Arcos de Valdevez

11h00 – Reconhecimento oficial do Mercado da Terra Sistelo Slow Food com a coordenação internacional do Slow Food, na pessoa de Elena Sandrone e instituições locais.

12h00 – Show Cooking Slow Food – com produtos locais do Mercado da Terra de Sistelo e dirigido por chefs da Aliança, entre eles: Vasco Guimarães, Liliana Duarte, Álvaro Dinis.

15h00 – Apresentação da “Aliança dos Cozinheiros Slow Food” com a coordenação internacional do Slow Food na pessoa de Daniela Conte e Vasco Guimarães (título: “Lançamento do projeto da Aliança de Cozinheiros Slow Food de Portugal”

16h00 – Assinatura da constituição da Aliança de Cozinheiros Slow Food de Portugal

 

A seguir a lista de cozinheiros que aderiram à Aliança Slow Food de Portugal até o momento.

 

  • Ana Costa, do Costa do Vez (Arcos de Valdevez)
  • Dantas Joaquim, do Habitat Natural (Arcos de Valdevez)
  • João D’Eça Lima, do Xisto (Louçainha, Penela, Coimbra)
  • Lídia Brás, do Stramuntana Gaia (Vila Nova de Gaia, Porto)
  • Liliana Duarte e Álvaro Dinis Oliveira, do Cor de Tangerina (Guimarães)
  • Marco Sousa, do Tia Amélia (Sistelo)
  • Noélia Jerônimo, do Noélia (Tavira)
  • Paula Miguel, do Ficus Café Concerto (Olhão)
  • Renato Cunha, do Ferrugem (Vila Nova de Famalicão)
  • Sandra Amado, do Canto do Lobo (Caminha)
  • Susana Pinho, do Quinta Nova (Vila Real)
  • Susana Vieira, do Pedrógão (Arouca)
  • Vasco Guimarães, do Casas da Lì (Arcos de Valdevez)
  • Victor Hugo Sintra, do Porter Bistro (Lisboa)

 

Saiba mais:

http://www.mercadodesistelo.

Pessoas de contato:

Jorge Miranda, líder do Slow Food Alto-Minho: [email protected]

Esmeralda Vieira, coordenadora do Mercado da Terra: [email protected]

 

 

Gabiente de Imprensa do Slow Food Internacional

Paola Nano – [email protected] (+39) 329 8321285

Alessia Pautasso – [email protected] (+39) 342 8641029

O Slow Food é uma rede mundial de comunidades locais fundada em 1989 com o objetivo de contrabalançar o desaparecimento das tradições alimentares locais e a disseminação da cultura do fast food. Desde então, o Slow Food cresceu e se tornou um movimento global que envolve milhões de pessoas em mais de 160 países e que trabalha para que todos possamos ter acesso a alimentos bons, limpos e justos.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter