O Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas recebe Carlo Petrini

11 May 2012 | Portuguese

 

No dia 14 de maio, o presidente do Slow Food, Carlo Petrini, falará no Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas (UNPFII), sobre o direito à alimentação e à soberania alimentar. O convite para participar da reunião na sede das Nações Unidas em Nova Iorque como um importante “amigo e apoiador dos Povos Indígenas”, marca a primeira vez em dez anos de história do Fórum que um participante externo é convidado a falar.  

Carlo Petrini participará da discussão sobre os direitos dos povos indígenas à alimentação e à soberania alimentar ao lado do Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação, Olivier De Schutter, representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e grupos indígenas e ambientais. Anteriormente, o Fórum era aberto apenas para representantes indígenas, governamentais e das Nações Unidas. 

“A crise econômica, ambiental e financeira e os problemas de saúde e de obesidade que afligem a sociedade moderna nos chamam de volta às nossas raízes e a sistemas alimentares sustentáveis que garantam a vitalidade da terra”, diz Petrini. “Os povos indígenas são os guardiães destas práticas e tradições que evoluíram ao longo dos séculos. Eles nunca abandonaram a mãe terra e é a eles que devemos recorrer para construir novos paradigmas para o nosso futuro.” 

O Slow Food trabalha com comunidades indígenas há muitos anos, através de seus projetos da Fundação para a Biodiversidade e da rede Terra Madre, reunindo agricultores, pescadores, criadores, artesãos, estudantes, cozinheiros e especialistas de todo o mundo. Em 2011, o Slow Food organizou o primeiro encontro mundial dos Povos Indígenas do Terra Madre em Jokkmokk, na Suécia. A segunda edição será realizada na Índia, em 2014. 

Carlo Petrini falará na UNPFII a convite da Indigenous Partnership for Agrobiodiversity and Food Sovereignty, da qual o Slow Food faz parte. Fundada em 2010 e coordenada por Phrang Roy, a Indigenous Partnership é uma rede de comunidades e organizações indígenas empenhadas em definir suas próprias práticas alimentares e agrícolas que garantam a biodiversidade, apoiadas por cientistas e pesquisadores de políticas que valorizam abordagens de pesquisa em agricultura participativa.  

O Slow Food é uma organização internacional que almeja um mundo em que todos possam ter acesso a um alimento bom e saudável: para quem consome, para quem produz e para o planeta. A organização conta com mais de 100.000 associados no mundo todo, centenas de convivia  (grupos locais) e comunidades Terra Madre em mais de 150 países.

 

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter