O Cheese 2017 coloca o Leite Cru no Centro do Debate Internacional

11 Aug 2017 | Portuguese

Esta edição do Cheese 2017, evento internacional organizado por Slow Food e a Cidade de Bra (Itália) dedicado aos produtos lácteos artesanais e de alta qualidade, baseia-se no “Leite Cru” e vai contar com: palestras, mercados (que pela primeira vez acolherá exclusivamente queijos de leite cru) além do evento de abertura que verterá sobre os Estados Gerais do Leite Cru.

Desde sua instituição em 1997, o Cheese colocou-se ao lado dos produtores que se haviam posicionado contracorrente ao trabalharem com leite cru e não com leite pasteurizado. Em 2001, o Slow Food assinou o Manifesto para a proteção do leite cru e, no ano passado, conduziu uma campanha em defesa de Joe Schneider, um dos melhores queijeiros da Inglaterra, e de seu queijo Stilton de leite cru.

“Na verdade, no mundo atual, a possibilidade de se produzir queijos de leite cru ainda é considerada uma anomalia” – afirma Piero Sardo, presidente da Fundação Slow Food para a Biodiversidade e diretor científico do Cheese. “Através do Cheese e graças à determinação dos produtores franceses, os queijos de leite cru tornaram-se uma realidade inconteste para as Instituições europeias — ainda que muitos países mantenham legislações nacionais mais restritivas do que os regulamentos da UE. Nos demais países, dentre os quais Estados Unidos e Austrália, esses produtos de excelência são proibidos ou são admitidos apenas sob rigorosas restrições como por exemplo, um tempo de cura mínimo de 60 dias. Aqueles que decidem produzir conforme essas normas têm levam uma vida muito difícil pois submetem-se a intermináveis controles e ameaças à produção. Visto que o leite cru é considerado perigoso, os produtores temem constantemente serem perseguidos pelas autoridades “.

Os Estados Gerais do Leite Cru, a palestra inaugural do Cheese, visa reafirmar a postura política de Slow Food. O Cheese, após 20 anos de batalhas, como aquela de 2015 contra o uso de leite em pó na produção de queijos, será a plataforma na qual a rede de produtores mundiais poderá compartilhar as próprias experiências e ideias. “Nossa intenção é de encontrar as pessoas e criar com elas uma rede mundial de apoio político, técnico e econômico para esses produtos. Queremos defender a legitimidade do leite cru também fora da União Europeia” – prossegue Piero Sardo.

A Palestra inaugural, que será ministrada no dia 15 de setembro às 14:30 hora no Teatro Politeama, vai contar com a participação de diversos produtores de queijos de leite cru provenientes do mundo inteiro como, por exemplo, Carlos Yescas dos Estados Unidos, Guvener Isik da Turquia, Kent Ruiz de Cuba ou Peter Thomas da Irlanda, só para mencionar alguns. Piero Sardo será o moderador do evento enquanto Carlo Petrini fará o discurso inaugural antes do início da Palestra.

Hoje a pasteurização é a norma: mesmo que esse processo vise abater as bactérias patógenas presentes no leite, também destrói as bactérias benéficas, transformando o leite num alimento neutro e sem vida, despojado de sua flora original que proporciona queijos anônimos sem alguma ligação com a terra. O leite cru não é submetido a tratamentos térmicos e é o único tipo de leite que pode proporcionar aos queijos aqueles aromas que procedem do ambiente de origem os as peculiaridades próprias das raças nativas e do trabalho de pastores e queijeiros. Os queijos feitos com leite cru são mais complexos, mais interessantes e são a expressão mais autêntica dos territórios de origem.

Clique aqui para solicitar credenciais de imprensa.

Para mais informações, contate:

Slow Food International Press Office

[email protected] – Twitter: @SlowFoodPress

Città di Bra

Elena Martini e Erica Asselle, +39 0172 438278, [email protected]

Slow Food é uma organização global de pessoas comuns que comprometem-se por um mundo no qual todos possam ter acesso a alimentos que sejam bons para aqueles que os consomem, para aqueles que os produzem e também para o planeta. O Slow Food abarca mais de um milhão de seguidores, chefs, especialistas, jovens, agricultores, pescadores e acadêmicos em 160 países. Dentre eles, uma rede de aproximadamente 100.000 membros de Slow Food estão vinculados a 1.500 comitês locais espalhados no mundo inteiro e contribuem não apenas com suas quotas de inscrição mas também com as campanhas e os eventos que organizam. Aos integrantes associam-se mais de 2.400 comunidades do alimento de Terra Madre que produzem, em pequena escala e de forma sustentável, alimentos de qualidade no mundo inteiro.

O Cheese, evento bienal internacional organizado por Slow Food e pela Cidade de Bra, será realizado em Bra (Itália) de 15 a 18 de setembro de 2017. Esse evento, dedicado ao leite em todas as suas formas e consistências, levou à formação de uma rede internacional de produtores de queijo e de produtos lácteos artesanais, e chegou à sua décima primeira edição. 

A realização do Cheese 2017 foi possível graças ao apoio de empresas que acreditam no futuro do segmento de produtos lácteos de qualidade como os Parceiros Oficiais: Cassa di Risparmio di Bra, Egea, Lurisia, Consorzio Parmigiano Reggiano, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy e Velier. Vinho Espumoso oficial: Consorzio Alta Langa.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter