Dezembro: destaques no Terra Madre

30 Nov 2020 | Portuguese

O ano de 2020 foi uma verdadeira montanha-russa. O Terra Madre não está desacelerando com a chegada do fim do ano: nossa linha de chegada ainda está bem longe! Há muito para descobrir e explorar em dezembro, incluindo várias sessões de capacitação, tanto dentro da rede quanto fora dela. O Terra Madre Salone del Gusto 2020 é o evento dedicado ao alimento bom, limpo e justo e à agricultura de pequena escala mais importante do mundo, organizado pelo Slow Food, Prefeitura de Turim e Região (do) Piemonte. Devido à recente pandemia, este ano o Slow Food desenvolveu a 13ª edição do evento como uma viagem de seis meses, com eventos digitais e físicos.

Quais são os destaques para o mês de dezembro?

  • 1° de dezembro – Mapeamento dos mercados: avaliando a situação do sistema de mercados públicos
    Os mercados públicos oferecem muitos benefícios à saúde pública, à vida social e às economias locais. No entanto, hoje os mercados enfrentam muitos desafios que impedem que atinjam seu potencial máximo, como a falta de apoio do governo e a falta de investimentos. A iniciativa das cidades-mercado visa enfrentar esses desafios, estabelecendo estratégias de cidades-mercado para criar novas infraestruturas, políticas e investimentos em sistemas de mercados públicos municipais, regionais ou nacionais.
    Neste webinar, demonstraremos nossos métodos e ferramentas gratuitas disponíveis para pesquisar e mapear o sistema de mercado público de uma área. Líderes de mercado explicarão como o processo de coleta e análise de dados sobre os sistemas de mercado ajudou a aprimorar suas estratégias de mercado local da cidade e esforços de sensibilização.

    Palestrantes:

    ● Furaha Abwe, Planejamento urbano para transformação comunitária, Tanzânia
    ● Kristie Daniel, HealthBridge Foundation, Canadá
    ● Richard McCarthy, Slow Food Internacional, EUA
    ● Kurt Wheeler, Project for Public Spaces, EUA
    ●Jennifer Antos, Seattle Neighborhood Farmers Markets (mercados de produtores de Seattle), EUA.

    Cadastre-se aqui para participar.

  • 6 de dezembro – Rios conectando o mundo. Rios do salmão
    O salmão é uma criatura mágica que une, de forma única, o oceano e a terra por meio de seu ciclo de vida incrível. No entanto, o salmão selvagem que nada nos rios do hemisfério norte diminuiu drasticamente ou desapareceu completamente nos últimos 50 anos, com exceção dos rios incontaminados que desaguam na Baía de Bristol, no Alasca. Este programa concentrará seus esforços para preservar a Baía de Bristol e restabelecer o salmão selvagem nos rios de todo o mundo. A realização do fórum foi possível graças ao apoio da Lighthouse Foundation, e faz parte do Rivers Connect the World, com a supervisão do Dr. Gary Granata, membro do Slow Food New Orleans e fundador do Vanishing Foodways, um projeto para explorar, coletar e compartilhar histórias de sistemas e culturas alimentares tradicionais nas bacias hidrográficas e regiões costeiras do mundo.
    Cadastre-se no link acima para participar do evento.

  • 12 de dezembro – Afrodescendentes nas Américas: a preservação das tradições e da biodiversidade alimentar
    As comunidades afrodescendentes das Américas são chamadas e autodenominadas de várias formas: afrodescendentes, afro-latino-americanos, negros, quilombolas, raizales, etc.
    Uma série de reuniões e fóruns para ouvir essas comunidades, aprender com elas sobre suas culturas, seus patrimônios mistos e sua resistência que, ao longo dos séculos, permitiu que co-criassem e preservassem a biodiversidade alimentar e culturas plenas de orgulho. Fórum com membros das redes Slow Food do Brasil, Colômbia, Cuba, Equador e EUA.
    Cadastre-se no link acima para participar do evento.

  • 12 de dezembro – Cidades abertas, comunidades inclusivas
    Como é possível oferecer um lugar à mesa para todos, para que todos possam ter acesso a um alimento saudável e de qualidade? Que políticas e mudanças devem ser adotadas para que nossas cidades se tornem mais abertas, mais igualitárias e mais acolhedoras? Que boas práticas – restaurantes e refeitórios comunitários, serviços de entrega de refeições, doações de compras para pessoas mais carentes e projetos combinando intercâmbio gastronômico e cultural com comunidades migrantes – podem ajudar a criar um futuro mais promissor para as cidades?
    Cadastre-se no link acima para participar do evento.

  • 13 de dezembro – O caminho rumo a uma certificação de alimentos bons, limpos e justos
    Os sistemas tradicionais de certificação (Indicação Geográfica, Comércio Justo, Agricultura Orgânica, etc.) não são adequados para as comunidades agrícolas de pequena escala: há muita papelada, os custos são muito altos e os controles são frequentemente realizados apenas no papel. Por outro lado, os consumidores estão exigindo cada vez mais garantias e informações nos rótulos de seus alimentos. A proposta do Slow Food é um sistema participativo. Os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) foram aplicados com sucesso em diversas partes do mundo (no Brasil, por exemplo), e são baseados num modelo bottom-up (de baixo para cima), onde os principais atores da cadeia produtiva são também os agentes certificadores, desde os produtores até os consumidores. O sistema é fundado na transparência, confiança, interdependência e troca de habilidades e conhecimentos. Após um estudo de dois anos de três casos-piloto: o feijão vermelho de Lucca, na Itália; o mel da comunidade Ogiek, no Quênia; e o agave de Mixteca de Oaxaca, no México, o Slow Food apresenta os resultados desses sistemas de certificação participativa e discute os próximos passos a serem dados com as organizações parceiras (como IFOAM – Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica; FIDA e Mountain Partnership da FAO).
    Cadastre-se no link acima para participar do evento.

 

Por fim, mas não menos importante, confira os últimos episódios do podcast SFYN no SpotifyApple podcasts, que em dezembro exploram o mundo da produção do café em terras altas do mundo inteiro.

Obrigado por descobrir o Terra Madre!

 

Para mais informações:

Gabinete de Imprensa do Terra Madre Salone del Gusto 2020
Slow Food[email protected] – Paola Nano, Gioia Baggio (+39 329 8321285)
Cidade de Turim[email protected] – Luisa Cicero (+39 011 01121932)
Regiao do Piemonte[email protected] – Donatella Actis (+39 011 4322549)

 

Terra Madre Salone del Gusto é o evento mais importante dedicado ao alimento bom, limpo e justo e à agricultura de pequena escala no mundo. Organizam o evento o Slow Food, a Cidade de Turim e a Região do Piemonte junto com o MIPAAF (o Ministério Italiano de Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais) e o MATTM (Ministério Italiano do Meio Ambiente, da Defesa da Terra e do Mar). O Terra Madre Salone del Gusto 2020 é possível graças ao apoio das empresas que acreditam nos projetos do Slow Food. Entre elas, desejamos agradecer os nossos parceiros Platinum: Pastificio Di Martino, Unicredit, Lavazza, Acqua S.Bernardo, Quality Beer Academy; nossos Parceiros Ouro: Agugiaro&Figna, Astoria, BBBell. Com o apoio da Fondazione Compagnia di San Paolo, Fondazione Cassa di Risparmio di Torino, Associazione delle fondazioni di origine bancaria del Piemonte. Com a contribuição do FIDA e da UE. Em colaboração com O SANA e Turismo Torino e Província de Turim.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter