Comunidades do Brasil o Indigenous Terra Madre, Suécia

13 Jun 2011 | Portuguese

Em Jokkmokk (Sápmi, Norte da Suécia), de 17 a 19 de junho, se realizará o Indigenous Terra Madre 2011, encontro internacional organizado pelo Slow Food Säpmi, Slow Food i Sverige e Slow Food International: sistemas alimentares locais, saberes tradicionais, diversidade dos idiomas indígenas e preservação da agrobiodiversidade serão os principais temas abordados.

O evento reunirá delegados procedentes de 31 países , 50 comunidades indígenas e 70 grupos étnicos diferentes para que troquem experiências e façam ouvir a sua voz: a mensagem do evento é que os saberes tradicionais e o uso sustentável dos recursos naturais podem contribuir para desenvolver modelos alimentares bons, limpos e justos, lutando contra a degradação do meio ambiente e a mudança climática.

O Brasil participará do Indigenous Terra Madre com os produtores da Fortaleza do waranà nativo dos Sateré-Mawé, da Fortaleza do palmito Juçara e os indígenas de Guarapuava. Em anexo a descrição desta comunidade.

A ideia foi lançada pela rede do Terra Madre que, desde 2004, reúne os protagonistas da cadeia agroalimentar de 163 países que trabalham por uma produção alimentar sustentável. Entre eles, muitas comunidades indígenas que, em muitos casos, já contam com o apoio do Slow Food através das Fortalezas. Estas comunidades preservaram conhecimentos, saberes, raças animais, variedades vegetais e pratos tradicionais que, com o modelo de produção alimentar industrializada e globalizada, correm o risco de desaparecer, embora fundamentais para o futuro das comunidades e de toda a humanidade.

Por ocasião do Indigenous Terra Madre, trezentos delegados indígenas poderão fazer ouvir a própria voz, junto a 200 observadores, políticos e líderes de opinião.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter