Comemorando o Dia Internacional do Café
28 Sep 2021 | Portuguese
A Slow Food Coffee Coalition convida para uma Masterclass e lança a campanha #savethecoffeebreak
Dia 1º de outubro, das 10 às 11:30 da manhã, a Slow Food Coffee Coalition, com a Slow Food Youth Network (SFYN) Global e a Organização Internacional do Café (OIC) convida para a Masterclass The Slow Food Coffee Coalition – Da xícara ao grão. O evento gratuito é sediado pelo World Food Forum – uma rede global independente de parceiros, criada para e por jovens, para iniciar um movimento para transformar os nossos sistemas agroalimentares – e concebido pelo Comitê da Juventude da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Conduzida pela Slow Food Coffee Coalition, SFYN e OIC, esta masterclass explora o mundo do café, mostrando o caminho inverso, da xícara ao grão. Dirigida aos jovens, tem como objetivo conscientizar sobre o mundo do café e ajudar a entender o que está por trás da nossa xícara de café de todo dia, seguindo o dia a dia dos trabalhadores. “Vamos comemorar o Dia Internacional do Café 2021, com foco no apoio à próxima geração do café e na recuperação da pandemia da Covid-19, ajudando a construir um futuro mais próspero para o setor”, comenta Emanuele Dughera, ponto focal da Slow Food Coffee Coalition.
Programa
Abertura por José Sette, Diretor executivo da Organização Internacional do Café
Palestrantes principais
- Emanuele Dughera, ponto focal da Slow Food Coffee Coalition
- Rebecca Marcone, barista, torradora e especialista em desenvolvimento sustentável
- Veronica Rossi, Lavazza Institutional Relations & Sustainability Department
- Francesco Impallomeni, Co-fundador e Chefe de Torrefacção na Nordic Roasting Co – Copenhaga
- Michela Accerenzi, Coordenadora Regional para América Central da Fundación ETEA
Clique aqui para inscrever-se e participar
No Dia Internacional do Café, a Slow Food Coffee Coalition lança a campanha digital #savethecoffeebreak. “Queremos enfatizar que o café não é apenas uma bebida com cafeína, mas um produto agrícola que contém milhares de nuances e que ainda pode nos surpreender. É por isso que com a Slow Food Coffee Coalition queremos lutar para garantir que de um lado o trabalho dos plantadores seja reconhecido e, de outro, que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes”, continua Dughera. “Para muitos, o café é apenas uma forma de ter um pouco mais de energia ou um café da manhã rápido. Nós queremos ajudá-los a pensar sobre o tipo de café que estão tomando, de onde vem e quem o cultiva, para que mudem a forma como veem o mundo do café. Viajando pelo mundo, descobriremos mais sobre a pausa para o café de torradores, consumidores e produtores, enfatizando a importância de proteger a biodiversidade e combater a mudança climática. Siga o Slow Food nas redes sociais para saber mais”, conclui Dughera. Além disso, alguns grupos locais no México, Honduras, Argentina e Guatemala estão organizando eventos e palestras para comemorar o Dia Internacional do Café. Clique aqui para mais informações!
A campanha digital #savethecoffeebreak
A pausa para um café pode se tornar uma ferramenta de reflexão e educação em torno de uma cadeia de suprimentos complexa como a do café. Narrando uma viagem pelo mundo seguindo a pausa para o café de torradores, consumidores e produtores, a campanha visa ser uma ferramenta para mostrar o tipo de produção e as notas organolépticas de diferentes cafés, conectando com a importância de preservar a biodiversidade e com os riscos relacionados à crise do clima. O objetivo da campanha é enfatizar a urgência em torno da produção do café e fazer com que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a cadeia de produção, perguntando-se “Que tipo de café estou tomando? De onde vem?”. Perguntas simples que podem ajudar a pessoa comum a ver o café de uma outra forma.
Todos podem participar
A Slow Food Coffee Coalition é uma rede aberta criada pelo Slow Food em colaboração com o Grupo Lavazza. O objetivo da rede é melhorar o relacionamento entre agricultores e consumidores, fortalecendo o primeiro e mais frágil elo da cadeia e promover um maior conhecimento sobre o café e sua identidade entre as pessoas que compram café diariamente. Todos podem assinar o manifesto, para que junto possamos trabalhar para garantir um produto bom, limpo e justo. Esta rede global acredita na proteção do meio ambiente, na defesa dos direitos humanos e trabalhistas fundamentais, na transparência e rastreabilidade, na educação e no direito ao prazer, fazendo destes elementos as pedras fundamentais de um novo caminho a seguir. Todos podem fazer parte dessa coalizão para ouvir, aprender e dividir, para estimular a troca de ideias e boas práticas ou para propor novas atividades. “Junte-se a nós nesse novo caminho/viagem, assine o manifesto e inscreva-se na Slow Food Coffee Coalition”.
Change the world through food
Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.