Comemorando o Dia Internacional do Café

28 Sep 2021 | Portuguese

A Slow Food Coffee Coalition convida para uma Masterclass e lança a campanha #savethecoffeebreak

Dia 1º de outubro, das 10 às 11:30 da manhã, a  Slow Food Coffee Coalition, com a Slow Food Youth Network (SFYN) Global e a Organização Internacional do Café (OIC) convida para a Masterclass The Slow Food Coffee Coalition – Da xícara ao grão. O evento gratuito é sediado pelo World Food Forum – uma rede global independente de parceiros, criada para e por jovens, para iniciar um movimento para transformar os nossos sistemas agroalimentares – e concebido pelo Comitê da Juventude da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Conduzida pela Slow Food Coffee Coalition, SFYN e OIC, esta masterclass explora o mundo do café, mostrando o caminho inverso, da xícara ao grão. Dirigida aos jovens, tem como objetivo conscientizar sobre o mundo do café e ajudar a entender o que está por trás da nossa xícara de café de todo dia, seguindo o dia a dia dos trabalhadores.  “Vamos comemorar o Dia Internacional do Café 2021, com foco no apoio à próxima geração do café e na recuperação da pandemia da Covid-19, ajudando a construir um futuro mais próspero para o setor”, comenta Emanuele Dughera, ponto focal da Slow Food Coffee Coalition.

Programa

Abertura por José Sette, Diretor executivo da Organização Internacional do Café

Palestrantes principais

  • Emanuele Dughera, ponto focal da Slow Food Coffee Coalition
  • Rebecca Marcone, barista, torradora e especialista em desenvolvimento sustentável
  • Veronica Rossi, Lavazza Institutional Relations & Sustainability Department
  • Francesco Impallomeni, Co-fundador e Chefe de Torrefacção na Nordic Roasting Co – Copenhaga
  • Michela Accerenzi, Coordenadora Regional para América Central da Fundación ETEA

Clique aqui para inscrever-se e participar

No Dia Internacional do Café, a Slow Food Coffee Coalition lança a campanha digital #savethecoffeebreak. “Queremos enfatizar que o café não é apenas uma bebida com cafeína, mas um produto agrícola que contém milhares de nuances e que ainda pode nos surpreender. É por isso que com a Slow Food Coffee Coalition queremos lutar para garantir que de um lado o trabalho dos plantadores seja reconhecido e, de outro, que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes”, continua Dughera. “Para muitos, o café é apenas uma forma de ter um pouco mais de energia ou um café da manhã rápido. Nós queremos ajudá-los a pensar sobre o tipo de café que estão tomando, de onde vem e quem o cultiva, para que mudem a forma como veem o mundo do café. Viajando pelo mundo, descobriremos mais sobre a pausa para o café de torradores, consumidores e produtores, enfatizando a importância de proteger a biodiversidade e combater a mudança climática.  Siga o Slow Food nas redes sociais para saber mais”, conclui Dughera. Além disso, alguns grupos locais no México, Honduras, Argentina e Guatemala estão organizando eventos e palestras para comemorar o Dia Internacional do Café. Clique aqui para mais informações!

A campanha digital #savethecoffeebreak

A pausa para um café pode se tornar uma ferramenta de reflexão e educação em torno de uma cadeia de suprimentos complexa como a do café. Narrando uma viagem pelo mundo seguindo a pausa para o café de torradores, consumidores e produtores, a campanha visa ser uma ferramenta para mostrar o tipo de produção e as notas organolépticas de diferentes cafés, conectando com a importância de preservar a biodiversidade e com os riscos relacionados à crise do clima. O objetivo da campanha é enfatizar a urgência em torno da produção do café e fazer com que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a cadeia de produção, perguntando-se “Que tipo de café estou tomando? De onde vem?”. Perguntas simples que podem ajudar a pessoa comum a ver o café de uma outra forma.

Todos podem participar

A Slow Food Coffee Coalition é uma rede aberta criada pelo Slow Food em colaboração com o Grupo Lavazza. O objetivo da rede é melhorar o relacionamento entre agricultores e consumidores, fortalecendo o primeiro e mais frágil elo da cadeia e promover um maior conhecimento sobre o café e sua identidade entre as pessoas que compram café diariamente. Todos podem assinar o manifesto, para que junto possamos trabalhar para garantir um produto bom, limpo e justo.  Esta rede global acredita na proteção do meio ambiente, na defesa dos direitos humanos e trabalhistas fundamentais, na transparência e rastreabilidade, na educação e no direito ao prazer, fazendo destes elementos as pedras fundamentais de um novo caminho a seguir. Todos podem fazer parte dessa coalizão para ouvir, aprender e dividir, para estimular a troca de ideias e boas práticas ou para propor novas atividades. “Junte-se a nós nesse novo caminho/viagem, assine o manifesto e inscreva-se na Slow Food Coffee Coalition”.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter