Cheese 2015, em Bra, de 18 a 21 de setembro
29 Jun 2015 | Portuguese
O programa do evento está online no site http://cheese.slowfood.com/en/
O tema da décima edição será a montanha
De 18 a 21 de setembro, em Bra (Itália), estará de volta Cheese, evento internacional bienal organizado pelo Slow Food e pela prefeitura de Bra. O evento dedicado às “formas de leite”, que chegou à sua décima edição este ano, criou uma rede internacional de queijeiros e produtores artesanais que se encontram a cada dois anos para apresentar os seus produtos, falar sobre velhos e novos desafios, trocar ideias sobre normas e perspectivas de mercado.
O tema da edição 2015 será “Nas nascentes do leite, para alimentar o planeta”, com um foco sobre o papel da montanha e das terras altas, sobre as histórias daqueles que escolheram viver e trabalhar nos pastos de montanha, sobre os queijos produzidos em grandes altitudes, com as peculiaridades e dificuldades de um meio ambiente delicado.
As regiões de montanha guardam uma biodiversidade incrível (plantas, raças animais, ecossistemas) e são expressão de culturas, conhecimentos e identidades locais. Hoje, esta variedade corre o risco de ser prejudicada pelo abandono ou pelo impacto ambiental de uma exploração turística descontrolada. Cada vez mais, as montanhas são consideradas áreas marginais, isoladas, pobres.
O Slow Food pretende resgatar a valorização dos queijos e da montanha, garantindo a dignidade das pessoas que trabalham, e o bem-estar dos animais. As atividades queijeiras e de pastoreio, se postas no centro do desenvolvimento dos vales, podem constituir um impulso para relançar as economias desses territórios.
O Cheese 2015 contará com a participação de centenas de produtores italianos e estrangeiros, procedentes do mundo inteiro, que apresentarão o panorama dos queijos de seus países de origem, com os seus desafios. A manifestação será o palco para denunciar as dificuldades que afetam a cadeia de produção do alimento de pequena escala e sua comercialização. Para o público, será uma oportunidade de encontrar criadores, queijeiros e produtores artesanais que trabalham todos os dias nas montanhas, preservando sua biodiversidade. A Casa da Biodiversidade, esse ano, terá uma área dedicada à montanha que, além dos encontros com os produtores, terá uma exposição de produtos (queijos, mel, hortaliças, tubérculos, frutas, ervas) cultivados ou coletados nas terras altas de todo o planeta: dos Andes ao Cáucaso, passando pelos Pirineus, Alpes e Apeninos.
Durante o último Cheese, em 2013, o Mercado dos Queijos teve a participação de 188 bancas, 136 das quais italianas e 52 estrangeiras, 43 Fortalezas italianas e 17 Fortalezas internacionais. A Gran Sala dei Formaggi (grande sala dos queijos) oferecia uma seleção de 151 tipos de queijos procedentes de diversos países, com harmonizações de mais de 800 rótulos de vinhos.
Participaram da manifestação produtores, especialistas, chefs de 28 países: Reino Unido (país convidado da IX edição), Irlanda, França, Brasil, Bulgária, Etiópia, além de cerca de 250 mil visitantes.
O protagonista do Cheese 2013 foi a Arca do Gosto, o projeto da Fundação Slow Food para a Biodiversidade que cataloga os produtos em risco de extinção, símbolo das tradições e das culturas dos cinco continentes. Hoje, 297 queijos e produtos queijeiros embarcaram na Arca.
Centenas de estandes estarão presentes este ano no Mercado dos Queijos, além das Fortalezas Slow Food e afinadores do mundo todo. Na Gran Sala dei Formaggi, os convidados de honra serão os queijos da Espanha, que serão harmonizados com os vinhos da Enoteca, com suas centenas de rótulos italianos selecionados no Banco do Vinho de Pollenzo.
O programa do Cheese 2015 inclui 35 Laboratórios do Gosto, degustações guiadas para conhecer o mundo da biodiversidade queijeira; 4 Encontros à Mesa, onde será possível encontrar alguns dos melhores chefs da cena nacional e internacional, degustando suas especialidades; 21 palestras temáticas sobre a cadeia produtiva lácteo-queijeira; apresentações de livros; encontros didáticos, com atividades dedicadas às escolas e às familias; e um Master of Food, para descobrir as harmonizações entre queijos e cervejas artesanais.
Cheese é possível graças ao compromisso de empresas que acreditam no futuro do setor queijeiro de qualidade. Consorzio Parmigiano Reggiano, Lurisia, Pastificio Di Martino, Radeberger Gruppe Itália, entre os outros parceiros oficiais do evento.
Para maiores informações, entre em contato com o Departamento de Imprensa do Slow Food Internazionale:
Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]
Città di Bra: Raffaele Grillo – Elena Martini +39 0172 438278, [email protected]
www.slowfood.it – www.comune.bra.cn.it
O Slow Food envolve milhões de pessoas que seguem a filosofia do alimento “bom, limpo e justo”; uma rede composta por apaixonados, chefs, especialistas, jovens, produtores, pescadores e acadêmicos, em mais de 150 países. Entre eles, 100.000 associados pertencentes a 1.500 convivia, que contribuem ao financiamento da associação, graças a suas inscrições, e participam dos inúmeros eventos organizados localmente. Além dos associados, há 2000 comunidades do alimento do Terra Madre, dedicadas a uma produção agroalimentar sustentável e de pequena escala.
Change the world through food
Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.