Carlo Petrini, presidente do Slow Food, é nomeado Embaixador Especial da FAO na Europa para a estratégia Fome Zero

27 May 2016 | Portuguese

É com orgulho que o Slow Food anuncia que o seu presidente, Carlo Petrini, foi nomeado Embaixador Especial da FAO na Europa para a estratégia Fome Zero.

O Slow Food está presente em mais de 160 países, para garantir que todos tenham acesso a um alimento bom, limpo e justo. A nomeação de Carlo Petrini reflete esta contribuição.

A seguir o comunicado oficial da FAO:

26 de maio de 2016, Roma – Carlo Petrini, presidente do Slow Food – organização que luta contra o desaparecimento das tradições alimentares locais, e para garantir acesso a um alimento bom, limpo e justo para todos – foi nomeado Embaixador Especial da FAO na Europa para a estratégia Fome Zero, anunciou hoje a Organização.

O Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, parabenizou o trabalho de Carlo Petrini, por ter contribuído a chamar a atenção da opinião pública sobre a necessidade de melhorar a agricultura na Europa e de garantir uma cadeia alimentar sustentável.

“Foram muitas as atividades que destacaram a necessidade de reintroduzir cultivos locais, para que os pequenos agricultores e pecuaristas possam produzir para seu próprio consumo e vender nos mercados, de forma a alcançar uma segurança alimentar”, afirmou Graziano da Silva.

A nomeação de Carlo Petrini, e o seu compromisso com as atividades deconscientização da FAO, vão ser um “sinal claro, para toda a comunidadeinternacional, de que podemos criar um mundo sem fome”, acrescentou o Diretor-Geral da FAO. “E isso tudo vai contribuir à construção de uma Geração Fome Zero e acabar com a fome até 2030”, destacou.

Ao aceitar o reconhecimento, Carlo Petrini declarou: “A vergonha da fome… pode edeve ser cancelada ainda em nossa geração; é um compromisso que deverá ser considerado prioridade política de todos os fóruns, nacionais e internacionais, e detoda a sociedade civil”.

Como Embaixador Especial da FAO para a estratégia Fome Zero, Carlo Petrini vaiajudar a melhor compreender a visão da FAO por um mundo sem fome e desnutrição, onde alimento e agricultura podem contribuir a melhorar os meios de subsistência, sobretudo dos mais necessitados.

Entre as muitas atividades: a participação de eventos de alto nível e fórunspúblicos, a contribuição em publicações importantes, visitas a projetos no campo eatividades de angariação de fundos.

O Slow Food é uma organização internacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover alimentos de qualidade produzidos e distribuídos de uma forma sustentável do ponto de vista ambiental e social. A organização conta com mais de 100.000 associados no mundo inteiro e está presente em 160 países.

Graças a um acordo de cooperação assinado em 2013, a FAO e o Slow Food vêm trabalhando juntos para promover sistemas alimentares e agrícolas inclusivos, ejuntos participaram de campanhas globais de conscientização, como a iniciativa que declarou 2016 Ano Internacional das Leguminosas e 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Contato

Andrea Concer, FAO Media Relations (Rome), +39 06 570 52518, [email protected]

—————————————————————————————

Departamento de Imprensa do Slow Food Internacional, [email protected]

Twitter: @SlowFoodPress

O Slow Food envolve milhões de pessoas que se dedicam e que defendem o alimento bom, limpo e justo: são cozinheiros, jovens, ativistas, agricultores, pescadores, especialistas e acadêmicos, em mais de 160 países. A rede conta com mais de 100.000 associados, reunidos em 1500 convivia (grupos locais) no mundo inteiro. Os associados contribuem ao movimento com suas inscrições, e com a organização de eventos e de campanhas. A rede conta ainda com mais de 2400 comunidades do alimento do Terra Madre, que praticam, de forma sustentável, a produção de pequena escala de alimentos de qualidade.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter