Amar a Terra

09 Feb 2016 | Portuguese

O tema do Terra Madre Salone del Gusto deste ano

No coração de Turim, de 22 a 26 de setembro de 2016

Amar a Terra é o tema principal do Terra Madre Salone del Gusto 2016”, explica Serena Milano, Secretária-Geral da Fundação Slow Food para a Biodiversidade. “Cuidar do meio ambiente e do planeta onde vivemos é uma das questões mais importantes de nossos tempos, e uma obrigação para todos aqueles que trabalham com os alimentos. Queremos voltar a descobrir o prazer de cuidar da Terra, junto com produtores, professores, chefs, acadêmicos, agricultores, comunidades do alimento e, acima de tudo, com as pessoas comuns e com as famílias. Por isso estamos organizando oficinas, palestras, degustações e cursos didáticos”.

O evento internacional, que vai trazer para Turim o melhor da produção alimentar artesanal do mundo inteiro, terá três objetivos principais, convidando os visitantes a aprender mais sobre: como se tornar agricultor, como se tornar coprodutor e como se tornar jardineiro.

Como se tornar agricultor

O compromisso das Fortalezas Slow Food, que envolvem as comunidades de agricultores, pecuaristas e pescadores do mundo inteiro é, antes de mais, apoiar uma produção alimentar de qualidade, para dar um exemplo positivo a todos. Alguns nomes: Don Tea da Coreia do Sul, Taliouine Saffron do Marrocos e Tailin Panela do Peru. Cinco mil delegados do Terra Madre, procedentes de mais de 160 países compartilharão suas experiências e conselhos com os visitantes. O mercado é o lugar onde encontrar os produtores que trabalham segundo os princípios e a filosofia do Slow Food, e onde os visitantes podem receber dicas práticas sobre como começar a produzir!

Como se tornar coprodutor

Comer é o primeiro ato agrícola, por isso, passar de simples consumidor a coprodutor é fundamental para compreender as técnicas de produção no trajeto que o alimento percorre da terra à mesa. Haverá cursos interativos, palestras, Fóruns do Terra Madre e Laboratórios do Gosto, todos dedicados às principais campanhas do Slow Food: Slow Meat, que promove um consumo de carne responsável e sustentável; Slow Fish, que quer chamar a atenção para a riqueza e a complexidade da vida dos mares e dos oceanos; e Slow Beans, que defende as muitas propriedades nutricionais das leguminosas (o ano de 2016 foi declarado o Ano Internacional das Leguminosas pela FAO). O papel-chave das abelhas na preservação da biodiversidade também vai ser destaque, junto com a importância do agronegócio sustentável, como os grupos de compras comunitárias e os mercados de produtores.

Como se tornar jardineiro

Para amar a Terra, é importante, antes de tudo, conhecê-la de perto, isto é, cultivá-la. Durante o Terra Madre Salone del Gusto, o Slow Food vai oferecer dicas e soluções para cultivar a sua própria horta Slow. Serão organizadas oficinas para que escolas e famílias aprendam como fazer compostagem, como escolher as verduras sazonais, e como cuidar das sementes: no solo, num vaso, no terraço, no jardim, no campo e na cidade.

Este ano, o Terra Madre Salone del Gusto — evento organizado pelo Slow Food junto com a Prefeitura de Turim e o governo da Região Piemonte – tem um programa completamente renovado. Pela primeira vez o evento vai acontecer nos lugares mais típicos da cidade de Turim e em volta deles. O mercado será no Parque Valentino, dentro do Borgo Medieval haverá eventos educacionais para adultos e crianças, e os Fóruns Terra Madre serão no Castelo de Valentino. As palestras serão organizadas no Teatro Carignano, os Laboratórios do Gosto no Circolo dei Lettori e na Mole Antonelliana (sede do Museu Nacional do Cinema). Além disso, haverá outros eventos no Museu Egípcio, na Venaria Reale, no Castelo de Racconigi e no Palácio Real de Turim.

Para maiores informações, entre em contato com o departamento de imprensa do Slow Food Internacional:

[email protected] – Twitter: @SlowFoodPress

Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]

Ester Clementino, [email protected]

Giulia Capaldi, [email protected]

Organizado pela primeira vez em 1996, o Salone Internazionale del Gusto é um dos mais importantes eventos do mundo dedicados aos produtores artesanais de alimentos e vinhos, além de representar uma oportunidade de troca de experiências para produtores e coprodutores do mundo inteiro.

A última edição, que se realizou no Lingotto Fiere de Turim em outubro de 2014, atraiu cerca de 220.000 visitantes de mais de 60 países, contou com a participação de 3.000 delegados do Terra Madre de cerca de 260 países e organizou um grande mercado com mais de 1.200 expositores de 100 países, entre eles, 300 produtores das Fortalezas Slow Food e 400 comunidades do alimento do Terra Madre, divididas por áreas geográficas.

O Slow Food envolve milhões de pessoas que se dedicam e que defendem o alimento bom, limpo e justo: são cozinheiros, jovens, ativistas, agricultores, pescadores, especialistas e acadêmicos, em mais de 160 países. A rede conta com mais de 100.000 associados, reunidos em 1500 convivia (grupos locais) no mundo inteiro. Os associados contribuem ao movimento com suas inscrições, e com a organização de eventos e de campanhas. A rede conta ainda com mais de 2000 comunidades do alimento do Terra Madre, que praticam, de forma sustentável, a produção de pequena escala de alimentos de qualidade.

Change the world through food

Learn how you can restore ecosystems, communities and your own health with our RegenerAction Toolkit.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Full name
Privacy Policy
Newsletter