Slow Food na Semana MESA São Paulo 2017

O Slow Food Brasil e o fundador e presidente do Slow Food Internacional, Carlo Petrini, participam do Congresso MESA Tendências 2017, de 26 a 28 de outubro. O tema do MESA Tendências, este ano, é a “Cozinha Tropicalista, o grito de liberdade da gastronomia brasileira”.

No dia 26 de outubro, durante o encerramento do dia da inauguração, às 19:00 horas, Carlo Petrini será palestrante durante o encontro sobre “O valor da biodiversidade para uma nova economia sustentável”. Carlo Petrini falará sobre o valor da biodiversidade para uma nova economia sustentável, lançando a primeira edição do livro “A Arca do Gosto no Brasil. Alimentos, conhecimentos e histórias do patrimônio gastronômico”, com a descrição dos usos gastronômicos de 200 produtos da biodiversidade agroalimentar brasileira em risco de desaparecimento.

A publicação do livro, realizada pelo Slow Food e a Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo, foi possível graças à contribuição da rede brasileira do Slow Food e ao projeto “Alimentos Bons, Limpos e Justos: Ampliação e Qualificação da Participação da Agricultura Familiar Brasileira no Movimento Slow Food”, que permitiram a realização do mapeamento e catalogação dos produtos descritos no livro. O evento terminará com as intervenções de Bruno Morett Figueiredo Rosa e Diego Silva Dos Santos, alunos/formandos pela Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo e autores do livro. Antes do discurso do presidente Petrini, será apresentado o projeto da Arca do Gostopor um representante da rede brasileira do Slow Food, Marcelo de Podestá, que apresentará o trabalho realizado nos últimos anos e as perspectivas futuras do movimento para a preservação da biodiversidade.

Por ocasião do evento, além da apresentação do livro, o Slow Food Brasil estará presente com diversas palestras dos ativistas da rede local, entre eles: Ana Luiza Trajano, Francisco Ansiliero, Fabrício Lemos, Caco Marinho, Ana SoaresMara Salles, Paulo Machado e Maria Capa.

Concluindo a manifestação, no dia 29 de outubro, o Slow Food, em colaboração com o Centro Comunica e Mundo MESA organizará um jantar de arrecadação de fundos no âmbito da campanha “Cardápio de Mudanças – Menu for Change*” para contribuir apoiando os projetos que o Movimento lançou no Brasil. O jantar será preparado por 16 chefs, a maioria sendo membros da Aliança de Cozinheiros do Slow Food – Bela Gil, Bel Coelho, Adriana Lucena, Ana Luiza Trajano, Cláudia Mattos, Maria da Conceição, Caco Marinho, Fabrício LemosAna Tomazoni, Leila Barsoles, Adriana Vernacci, Ellen Gallego, Paulo Machado e Rodrigo Bellora, Fabiano Gregório e Jean Ponce, utilizando produtos das Fortalezas Slow Food. O evento contará também com um discurso do Presidente, Carlo Petrini, sobre o livro da Arca do Gosto brasileira; com intervenções de representantes da rede local e com um show musical de Bem Gil, filho do cantor e compositor Gilberto Gil. Para participar do jantar: https://www.semanamesasp.com.br/jantarbenefice

*Em outubro, o Slow Food lançou a campanha, “Cardápio de Mudanças – Menu For Change“, que chama a atenção para a relação entre alimento e mudança climática: começando pelos alimentos, todos podemos fazer a diferença As redes Slow Food do mundo inteiro apoiam e promovem soluções para produzir alimentos reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto sobre o clima, preservando a biodiversidade, promovendo a educação alimentar e ambiental, conscientizando todos os atores da cadeia de produção e tentando influenciar a política, em todos os níveis.

Todas as informações, datas, programação dos eventos da Semana MESA São Paulo: www.semanamesasp.com.br

Para maiores informações:

Oficina para América Latina y el Caribe – Slow Food Internacional 

Valentina Bianco – [email protected]

+55 48 91937173 (Brasil – Vivo)

Gabinete de Imprensa do Slow Food Internacional

Paola Nano, Giulia Capaldi

[email protected] –Twitter: @SlowFoodPress

O Slow Food é uma organização internacional presente localmente, que promove o alimento bom, limpo e justo para todos: bom por ser saudável além de prazeroso do ponto de vista organoléptico; limpo por ser amigo do meio ambiente e do bem-estar animal; justo por respeitar o trabalho de quem produz, processa e distribui. O Slow Food é uma grande organização, formada por mais de 1500 grupos locais e 2400 comunidades do alimento, que desempenha um papel chave para todo o movimento, e que todo ano envolve milhões de pessoas. Através de projetos como a Arca do Gosto, as Fortalezas e as Hortas na África, e graças à mobilização da rede do Terra Madre, o Slow Food defende o patrimônio agroalimentar do mundo inteiro, promovendo uma agricultura que respeita o meio ambiente, a saúde e as culturas locais. 

  • Did you learn something new from this page?
  • yesno