O evento de sexta-feira, dia 15 de setembro, às 14h30, será moderado por Piero Sardo, presidente da Fundação Slow Food para a Biodiversidade; Carlo Petrini, presidente do Slow Food Internacional, fará o discurso inaugural.
Durante o encontro, avaliaremos a situação atual: a que ponto da luta chegamos? Quais as críticas e discriminações contra o leite cru? Será que os queijos naturais e o bem-estar animal tornar-se-ão um dos grandes desafios do futuro? Como podemos relançar o movimento de defesa dos queijos de leite cru?
O objetivo será lançar um grupo de coordenação internacional, que possa levar adiante a luta em defesa do leite cru no mundo inteiro. Ouviremos as experiências e reflexões de produtores e especialistas de 15 países dos cinco continentes que decidiram ir contracorrente.
Entre eles:
Da Austrália: Kris Lioyd, produtor do Woodside Cheese Wrights.
Do Brasil: Débora de Carvalho Pereira, ativista.
De Cuba: Kent Ruiz, produtor de queijo de Vista Hermosa de Guanabacoa (Cuba).
Da rede FACE (UE), Remedios Carrasco e Paul Thomas.
Da França: Jean Bernard Maitia, produtor da Fortaleza do Queijo de Montanha dos Pirenéus bascos.
Da Irlanda: Elizabeth Bradley, produtora da Fortaleza dos Queijos de Leite Cru Irlandeses.
Da Itália: Paolo Ciapparelli, coordenador dos produtores da Fortaleza do Queijo Histórico Rebelde; Maria Procopio, produtora, e Aldo Grasselli, ex-Presidente da SIMeVeP – Sociedade Italiana Medicina Veterinária Preventiva.
Da Noruega: Pascale Baudonnel – ativista, promotora da Fortaleza do Queijo Geitost artesanal de Sognefjord.
Da África do Sul: Brian Dick, da Fortaleza dos Queijos de Leite Cru da Africa do Sul.
Da Suécia: Jon Andri Zogg, ativista.
Da Turquia: Guvener Isik, do Slow Cheese de Bodrum.
Do Reino Unido: Bronwen Percival, da Neals’ Yard Dairy, cofundador da MicrobialFoods.org e London Gastronomy Seminars.
Dos Estados Unidos: Carlos Yescas da coalizão do queijo Oldways, e outros produtores dos EUA da Fortaleza dos Queijos de Leite Cru Americanos.
O encontro será traduzido para o inglês e francês.
A edição 2017 do Cheese é possível graças ao compromisso de empresas que acreditam nos valores e objetivos do evento. Entre elas, são Parceiros Oficiais: Cassa di Risparmio di Bra, Egea, Lurisia, Parmigiano Reggiano, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy, Velier. Official Sparkling Wine: Consorzio Alta Langa.
Do dia 15 ao dia 18 de setembro de 2017, em Bra (na região do Piemonte, na Itália), realiza-se a décima-primeira edição do Cheese, o evento bienal dedicado aos queijos, que lançou a rede internacional de queijeiros e artesãos.
Para maiores informações:
Gabinete de Imprensa do Slow Food Internacional
[email protected], [email protected] +39 0172 419 645 – Twitter: @SlowFoodPress
Cidade de Bra
Elena Martini e Erica Asselle, +39 0172 438278, [email protected]
O Slow Food é uma organização internacional presente localmente, que promove o alimento bom, limpo e justo para todos: bom por ser saudável além de prazeroso do ponto de vista organoléptico; limpo por ser amigo do meio ambiente e do bem-estar animal; justo por respeitar o trabalho de quem produz, processa e distribui. O Slow Food é uma grande organização, formada por mais de 1500 grupos locais e 2400 comunidades do alimento, que desempenha um papel chave para todo o movimento, e que todo ano envolve milhões de pessoas. Através de projetos como a Arca do Gosto, as Fortalezas e as Hortas na África, e graças à mobilização da rede do Terra Madre, o Slow Food defende o patrimônio agroalimentar do mundo inteiro, promovendo uma agricultura que respeita o meio ambiente, a saúde e as culturas locais.