O Produto número 3000 da Arca do Gosto chegou da China!

Continua a catalogação da biodiversidade agrícola mundial

O passageiro número 3000 da Arca do Gosto, o catálogo internacional de produtos alimentícios organizado por Slow Food, chegou da China: os Pãezinhos Moldados cozidos a Vapor de Huanghua constituem um marco para o projeto que visa salvar a biodiversidade alimentar no mundo. A Arca do Gosto destaca produtos alimentares, raças e variedades que encontram-se sob ameaça de extinção cujo desaparecimento levaria à perda das tradições e dos conhecimentos a eles associados.

Os Pãezinhos Moldados cozidos a Vapor de Huanghua são pequenos pães aos quais dá-se diversos formatos. A iguaria é preparada com trigo cultivado nos solos áridos salino-alcalinos da região, moído, misturado em pasta e sovado e a massa assim obtida antes do cozimento a vapor passa por moldes de madeira feitos à mão. Esses moldes de madeira possuem formatos diferenciados que podem variar de galinhas a peixes, de ouriços a arganazes ou feixes de trigo ou ainda podem ter a forma de pêssego, típica dos bolinhos de aniversário chineses. Os Pãezinhos Moldados cozidos a Vapor de Huanghua nasceram há mais de 200 anos e são típicos da tradição cultural da cidade de Huanghua na Província de Hebei. Devido às qualidades salino-alcalinas do solo local a produção de grãos era muito baixa e a população não dispunha de alimentos suficientes para nutrirem-se tornando a farinha algo muito precioso. Durante as festividades, não possuindo oferendas dignas de serem oferecidas aos deuses ou aos antepassados, as pessoas começaram a usar a farinha, que era um bem raro, para preparar pãezinhos aos quais davam forma de galinhas, peixes, feixes de trigo, ouriços e arganazes e os ofereciam aos deuses e aos antepassados para que eles propiciassem as colheitas, a felicidade ou a boa sorte nos anos vindouros.

China, apesar de ser um dos maiores países do mundo, só recentemente começou a dedicar mais atenção à proteção das próprias tradições e do legado gastronômico e isto deve-se também à recém-criada Slow Food Great China, que entende incluir 100 produtos no catálogo da Arca do Gosto de 2016 além de criar diversas Fortalezas Slow Food no País. Para alcançar essa meta, o Slow Food Great China estabeleceu parcerias com o Movimento Nova Reconstrução Rural (New Rural Reconstruction Movement), uma rede entre diversos grupos que compartilham objetivos de regeneração de áreas rurais chinesas abordando questões que lhes são peculiares, com a finalidade de constituir um comitê científico que trabalhe para a implementação de projetos da Arca do Gosto no País. O Slow Food Great China empenha-se em garantir que todos possam ter acesso a alimentos bons, saudáveis e justos no futuro.

A Presidente de Slow Food Great China, Sra. Qiao Ling, declarou-se feliz com a escolha dos Pãezinhos Moldados cozidos a Vapor de Huanghua como alimento de número 3000 a incluir-se na Arca do Gosto de Slow Food. Expressou suas felicitações e apreciou os esforços empreendidos em fazer com que fosse escolhido por Slow Food International. A presidente concorda com o resultado e acredita que os Pãezinhos Moldados cozidos a Vapor de Huanghua, pela técnica de preparação e valor cultural, espelham os valores de Slow Food – alimentos bons, saudáveis e justos. A Sra. Qiao acredita que este tenha sido o primeiro passo simbólico e espera que Slow Food Great China possa paulatinamente seguir indicando à Arca do Gosto de Slow Food outros alimentos de boa qualidade e produtos que representem referenciais territoriais do País, a fim de que os ingredientes de qualidade, as habilidades tradicionais e os sabores locais da China possam vir a ser parte da grande família da Arca do Gosto. Ela espera que isto se torne um bom exemplo e que cada vez mais pequenos produtores chineses sintam-se estimulados a preservar as tradições culinárias da China.

As candidaturas de produtos para a Arca chegam de todas as regiões do mundo, desde a Bolívia até a Austrália. Atualmente a Arca acolhe passageiros de 136 países. A Fundação Slow Food para a Biodiversidade estabeleceu uma parceria com a Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo, Itália (que possui estudantes provenientes de 84 países) para dar novo impulso ao projeto e incrementar a quantidade de informações procedentes do mundo inteiro com a colaboração de estudantes e professores.

Você encontra mais informações sobre os Pãezinhos Moldados cozidos a Vapor de Huanghua aqui: http://www.fondazioneslowfood.com/en/ark-of-taste-slow-food/the-fancy-steamed-buns-of-huanghua/

Para maiores informações, entre em contato com o departamento de imprensa do Slow Food Internacional:

internationa[email protected] – Twitter: @SlowFoodPress

Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]

Ester Clementino, [email protected]

Giulia Capaldi, [email protected]

O Slow Food envolve milhões de pessoas que se dedicam e que defendem o alimento bom, limpo e justo: são cozinheiros, jovens, ativistas, agricultores, pescadores, especialistas e acadêmicos, em mais de 160 países. A rede conta com mais de 100.000 associados, reunidos em 1500 convivia (grupos locais) no mundo inteiro. Os associados contribuem ao movimento com suas inscrições, e com a organização de eventos e de campanhas. A rede conta ainda com mais de 2000 comunidades do alimento do Terra Madre, que praticam, de forma sustentável, a produção de pequena escala de alimentos de qualidade.

  • Did you learn something new from this page?
  • yesno