Carlo Petrini no Brasil para o lançamento do Slow Food Planet

Carlo Petrini estará no Brasil de 18 de julho a 2 de agosto para o lançamento do “Slow Food Planet“, o novo app do Slow Food. O aplicativo é uma forma de conhecer os territórios gastronômicos através das informações e dicas das redes locais Slow Food. Atualmente, o aplicativo cobre 22 países e inclui 96 regiões Planet, com 12.500 sugestões.

Durante a sua viagem, Carlo Petrini visitará algumas das principais cidades do Brasil:

Porto Alegre – 21 de julho, no evento “Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul”

Brasília – 23 de julho, na Torre da TV

Belo Horizonte – 28 de julho, na Câmara de Comércio Italiana

São Paulo – 30 de julho, no Eataly (São Paulo)

Rio de Janeiro – 1° de agosto, na Livraria da Travessa

O aplicativo foi adaptado à realidade brasileira para destacar suas características e suas peculiaridades: com dicas sobre churrascarias e botecos; locais onde tomar um bom café da manhã ou um suco numa casa de suco tradicional, uma cerveja geladinha com petiscos num boteco, ou ainda uma caipirinha com uma cachaça especial; ou os melhores lugares onde comprar um pão de queijo ou um bolo de banana. A rede local do Slow Food no Brasil trabalhou e está trabalhando com muito entusiasmo e interesse para desenvolver o projeto, incluindo novas regiões.

As regiões de Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já estão presentes no app Slow Food Planet, além de Belém, Florianópolis, Goiânia, Manaus e Salvador. Inúmeras outras regiões do país estão sendo mapeadas, e o aplicativo já inclui 847 sugestões.

O Slow Food Planet pode ser baixado gratuitamente do Apple Store ou do Google Play, com um território gratuito. Durante eventos organizados pelo Slow Food, será possível fazer o download gratuito daquela determinada área.

Em Santana do LivramentoRivera, na fronteira entre Brasil e Uruguai, Carlo Petrini participará do Festival Binacional de Enogastronomia do Pampa; em Porto Alegre, estará presente na primeira edição do evento “MESA Ao Vivo Rio Grande do Sul”. O tema principal do evento será “Inovação X Tradição: Pampa, serra e mar. As diversas cozinhas do Rio Grande do Sul”. Diversos chefs brasileiros participarão, oferecendo a todos os apaixonados pela gastronomia, uma oportunidade imperdível de conhecer melhor as tradições da gastronomia brasileira.

Antes da chegada de Carlo Petrini, Valentina Bianco, a Coordenadora do Slow Food Internacional para o Brasil e Cone Sul, participará do Festival da Fortaleza do Licuri, na Bahia, e acompanhará diversas atividades de formação e encontros, com o objetivo de criar a nova Fortaleza do Mel de Abelha Mandaçaia e uma Rede de Mel de Abelhas Nativas do Semiárido Brasileiro.

 Para maiores informações sobre a viagem de Carlo Petrini no Brasil, escreva para o Departamento de Imprensa do Slow Food Brasil:

imprensa@slowfoodbrasil.com

 

Para maiores informações sobre o Slow Food, escreva para o Departamento de Imprensa Internacional:

Paola Nano +39 329 8321285 p.nano@slowfood.it

 

Coordenadores regionais no Brasil:

Brasília: Jean Marconi, j.marconi@slowfoodbrasil.com

Porto Alegre: Bernardo Simões, b.simoes@slowfoodbrasil.com

São Paulo e Rio de Janeiro: Marcelo de Podestá, m.podesta@slowfoodbrasil.com 

 

O Slow Food envolve milhões de pessoas que se dedicam e que defendem o alimento bom, limpo e justo: são cozinheiros, jovens, ativistas, agricultores, pescadores, especialistas e acadêmicos, em mais de 150 países. A rede conta com mais de 100.000 associados, reunidos em 1500 convivia (grupos locais) no mundo inteiro. Os associados contribuem ao movimento com suas inscrições, e com a organização de eventos e de campanhas. A rede conta ainda com mais de 2000 comunidades do alimento do Terra Madre, que praticam, de forma sustentável, a produção de pequena escala de alimentos de qualidade.

 

  • Did you learn something new from this page?
  • yesno