#arkoftaste – Cortona On The Move e Slow Food, juntos pela biodiversidade

 

Cortona On The Move e Slow Food lançam #arkoftaste, uma ferramenta de comunicação para promover a biodiversidade através das redes sociais.

Carlo Petrini, presidente do Slow Food, e Antonio Carloni, diretor executivo de Cortona On The Move, vão apresentá-la no dia 16 de julho (em Cortona, no Teatro Signorelli, às 17hs00) por ocasião da inauguração do Festival internacional de fotografia.

O projeto apresenta-se como uma verdadeira “call to action”: utilizando a hashag #arkoftaste, os usuários poderão compartilhar as imagens dos produtos nas redes sociais, informando sobre a existência, denunciando o risco de extinção e convidando todos a se empenharem para preservá-los.

O objetivo é criar um arquivo fotográfico comum, reunindo os produtos gastronômicos que se candidatam a embarcar na Arca do Gosto do Slow Food, o projeto que deu a possibilidade de apresentar e catalogar, até hoje, mais de 3.400 produtos de 138 países do mundo inteiro.

A fotografia torna-se ferramenta de conhecimento e de divulgação do patrimônio enogastronômico: os produtos serão fotografados, arquivados, descritos, geolocalizados e sucessivamente poderão ser consultados do site da Fundação Slow Food para a Biodiversidade.

A Arca do Gosto viaja pelo mundo e reúne o patrimônio extraordinário de frutas, vegetais, raças animais, queijos, pães, doces, carnes curadas. Informe sobre a existência desses produtos, denuncie o risco de desaparecimento, convite todos a fazerem algo para preservá-los; aproveitando do potencial da fotografia, a hashtag #arkoftaste vai contribuir a aumentar a visibilidade do projeto e a fazer com que os usuários se tornem defensores ativos do próprio patrimônio local.

A colaboração entre Cortona On The Move e o Slow Food vai continuar, com jantares durante os dias de inauguração do Festival: The Edible Commandments, grupo internacional de cozinheiros da Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo-Bra, vai propor um cardápio criativo, que valoriza os produtos típicos dos territórios dos Convivia Slow Food da região da Val di Chiana.

Os visitantes de Cortona On The Move também poderão visitar uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade alimentar que a Arca do Gosto defende e promove, realizada em colaboração com Rufus PhotoHb, na COTM Zone festival do Palazzo Ferretti.

Para maiores informações sobre o projeto da Arca do Gosto: http://www.fondazioneslowfood.com/it/cosa-facciamo/arca-del-gusto/

Para maiores informações, entre em contato com o Departamento de Imprensa do Slow Food Internacional:

internationalpress@slowfood.it – Twitter: @SlowFoodPress

Paola Nano, +39 329 8321285 p.nano@slowfood.it

O Slow Food é uma organização internacional, que luta para que todos possam conhecer e apreciar um alimento bom: bom para quem se alimenta, para quem cultiva e para o meio ambiente. O Slow Food reúne mais de um milhão de apaixonados, chefs, especialistas, jovens, produtores, pescadores e acadêmicos, em 160 países. Entre eles, 100.000 associados pertencentes a 1.500 grupos locais, os Convivia, que, com suas inscrições, contribuem ao financiamento da associação, e participam de inúmeros eventos organizados localmente. Além dos associados, há as 2400 comunidades do alimento do Terra Madre, empenhadas numa produção agroalimentar sustentável e de pequena escala.

  • Did you learn something new from this page?
  • yes   no