Slow Food na Semana MESA SP 2017

slow_foodMemorial da América Latina – 26 a 29 de outubro

A Semana MESA São Paulo está chegando. Dia 26 de outubro, no primeiro dia do Congresso MESA Tendências 2017 teremos a presença do jornalista e pensador Carlo Petrini, o fundador e presidente do movimento Slow Food.

O tema do MESA Tendências este ano é a “Cozinha Tropicalista, o grito de liberdade da gastronomia brasileira”. Petrini encerra o dia falando sobre o valor da biodiversidade para uma nova economia sustentável e lançando a primeira edição do livro Arca do Gosto do Brasil com a descrição dos usos gastronômicos de 200 produtos da sociobiodiversidade brasileira em risco de desaparecimento.

O movimento Slow Food estará presente em uma série de momentos dentro da Semana MESA São Paulo a saber:

  • No MESA Tendências, além de Carlo Petrini, haverá palestras com Ana Luiza Trajano, Francisco Ansiliero, Fabrício Lemos, Caco Marinho, Ana Soares, Mara Salles, Paulo Machado, Maria Capai, entre outros ativistas da rede Slow Food.
  • No MESA Ao Vivo teremos a presença de Eudes Assis, Rodrigo Bellora, André Ahn, Gabriela Carvalho, Paulo Machado e muitos mais.
  • No MESA Vinhos haverá uma conversa sobre vinhos naturais e artesanais.
  • No III Prêmio Queijo Brasil você estará em contato com os melhores mestre queijeiros do país contando suas histórias e apresentando sua produção para um júri que elegerá os melhores queijos brasileiros. Aulas e palestras exclusivas sobre queijos artesanais.
  • No Farofa e no Sabor de São Paulo, comidas e produtos de São Paulo e de 10 estados do Brasil, vários nascidos e criados dentro da filosofia do movimento Slow Food e teremos um espaço onde produtores e colaboradores da rede Slow Food poderão vender cerveja e produtos bons, limpos e justos para todos.

Parte da programação e como encerramento da Semana Mesa São Paulo, o jantar Magno de 29 de outubro, promovido pelo movimento Slow Food em parceria com o Mundo MESA, traz para o Brasil seu fundador, o italiano Carlo Petrini, e visa dar luz a ingredientes nativos ameaçados de extinção biológica ou cultural.

Assinado por 15 chefs da Aliança dos Cozinheiros do Slow Food, como Bela Gil, Bel Coelho, Ana Luiza Trajano, Claudia Mattos, Paulo Machado e Rodrigo Bellora, o cardápio completamente inédito inclui coquetel com diversos finger foods, quatro pratos, três sobremesas e drinques com cachaça assinados pelo barman Jean Ponce.

Em comum, todas as receitas serão preparadas com produtos das chamadas Fortalezas Slow Food, que trabalha para que agricultores familiares encontrem caminhos para resolver suas dificuldades, potencializando suas produções e conectando-os com mercados alternativos, de forma coletiva e aprofundada. O chef Caco Marinho, por exemplo, escolheu o Ossobuco de bode com licuri e mel de Mandaçaia.

O evento traz ainda um pocket show de Bem Gil, um bate-papo com Petrini e o lançamento de um livro sobre os 200 primeiros produtos da Arca do Gosto brasileira, coordenada pela Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo. Os fundos arrecadados com o jantar (R$ 400,00 por pessoa) serão revertidos para dar continuidade aos projetos do movimento que defende o alimento bom, ou seja, saboroso; limpo, que não prejudica o meio ambiente e o bem-estar animal; e justo, em relação a condições de trabalho e remuneração dos produtores.

Para participar de todas as atividade pagas da Semana MESA São Paulo como o Congresso MESA Tendências, o MESA Ao Vivo e o MESA Vinhos, associados do Slow Food têm um desconto especial.

A atividades do Farofa do Brasil e do Sabor de São Paulo, bem como as aulas do dia 29 de outubro são abertas ao público.

Cozinheiros da Aliança dos Cozinheiros e associados do Slow Food que não possuam ingressos mas queiram assistir a palestra do Carlo Petrini no MESA Tendências no dia 26 são convidados e incentivados a comparecer 45 minutos antes no espaço do Slow Food no Farofa do Brasil onde serão credenciados e acompanhados para assistir a palestra gratuitamente. Outras palestras do MESA Tendências com a temática e participação do Slow Food também poderão ser acessadas pela Rede como convidados se houver lugares disponíveis. Para tanto basta se dirigir para o espaço do Slow Food no Farofa do Brasil onde serão credenciados.

Convidamos e esperamos toda a Rede do Slow Food no Brasil para participar do maior encontro e festa da gastronomia brasileira.

Todas as informações, datas, programação dos eventos da Semana MESA São Paulo: MESA Tendências, MESA Ao Vivo, FAROFA do Brasil, SABOR de São Paulo, III Prêmio QUEIJO Brasil, MESA Vinhos, Jantares MAGNOS, Degustações MAGNAS, você encontra em www.semanamesasp.com.br


  • Cette page vous a-t-elle appris quelque chose ?
    ¿Has aprendido algo nuevo de esta página?
    Você aprendeu alguma coisa nova nesta página?
    Haben Sie auf dieser Seite etwas Neues gelernt?
    Узнали ли вы что-то новое на этой странице?

  • yes   no