Os vencedores do Slow Pack 2014 apresentam o mundo da embalagem

Experimento Beer 1 - Label - DoDeign-s SlowPack 2014

As embalagens, com seu breve ciclo de vida, são entre as principais fontes de produção de resíduos. Se acrescentarmos também as emissões geradas, direta indiretamente, durante a fase de produção e a vida de um produto, a quantidade de resíduos e substâncias poluentes aumentam, com consequências importantes para o meio ambiente, a economia e a população.

Para premiar as empresas engajadas nesse âmbito, o Slow Food criou o prêmio Slow Pack, um concurso dedicado às melhores embalagens que consideraram a necessidade de conservar da melhor forma o conteúdo tendo em vista a composição de um recipiente, para que seja “bom, limpo e justo”.

Entre os vencedores da edição 2014, que foram premiados durante o Terra Madre Salone del Gusto estão: a Experimento Beer e o design da DoDesign-s.

A produção da Experimento Beer não é uma simples cerveja, qual a sua história?

A atuação Experimento Beer vai além da produção de cervejas especiais. Como matéria prima, utilizamos frutas nativas do Brasil, como o umbu e o murici, valorizando a origem e a qualidade da biodiversidade regional, em parte ameaçada pelo risco de extinção. Colaboramos com diversas comunidades ligadas à agricultura familiar e à colheita de frutas originárias de diversos ecossistemas do Brasil.

Experimento Beer 4 - Murici Tree, Maranhão state, Brazil

Por que o projeto é importante para o movimento Slow Food?

O projeto foi idealizado em 2014 pelo casal Artur Schuler (fundador da Experimento Beer) e Anna Paula Diniz (diretora de arte da DoDesign-s). Desde a criação, em 2003, a DoDesign-s trabalha com design engajado sócio-politicamente em comunidades do Brasil e da América Latina: criou e segue administrando o site do Slow Food Brasil, além de realizar publicações e, em parceria com a Fundação Slow Food para a Biodiversidade, trabalhou para organizar uma oficina sobre embalagens e rótulos com identidade, com a Fortaleza do Merken do povo Mapuche, no Chile. No âmbito do projeto com a Experimento Beer, a DoDesign-s atuou estabelecendo contatos e criando conexões com as comunidades produtoras de frutas.

Como escolheram o rótulo? Ele pode representar a filosofia da marca? Qual a conexão entre o produto e o rótulo?

Muito além da identificação de origem, o rótulo da Experimento Beer dá visibilidade aos produtores: funciona como interface de comunicação entre os elementos da cadeia produtiva da cerveja até o consumidor final. Cada coordenada geográfica remete à origem da fruta utilizada. O QR code informa sobre as cooperativas produtoras e as características das cervejas. Por fim, a indicação de bioma e altitude define o terroir.

Schermata 2016-08-24 alle 09.19.42

Vocês ganharam o prêmio Slow Pack 2014: qual foi o significado para os produtores?

O Prêmio visibilizou os produtores e facilitou o diálogo com os financiadores do projeto nas comunidades. Através de articulações feitas pela DoDesign-s, foi criado um novo projeto, “Pontes para a Sustentabilidade”, que pretende criar novas possibilidades e desenvolver novos mercados para os territórios de produção já em atividade: frutas, raízes, sementes e especiarias. Já como resposta às articulações realizadas, a DoDesign-s, em conjunto com a Experimento Beer, levará para o Terra Madre 2016 dois agricultores: um representante de comunidade produtora de Murici e um produtor de café. A sua participação dos agricultores será financiada pelas ONGs Misereor (Alemanha) e Trias (Bélgica).

O que significa, para o movimento dos produtores de cerveja do Brasil, a participação no Terra Madre Salone del Gusto?

Durante o evento, queremos compreender melhor o movimento Slow Beer no mundo, para que possamos contribuir de forma mais efetiva para a difusão do manifesto Slow Beer Brasil.

Qual o recado que gostariam de transmitir do estande Slow Beer no Terra Madre Salone del Gusto?

Vamos propor a degustação de alguns produtos com os quais trabalhamos e que são a base de nossas cervejas, com a presença de dois produtores de cooperativas parceiras. A nossa ideia é transmitir a importância das matérias primas na nossa produção e na produção artesanal em geral. As mesmas matérias primas que tornam únicas as nossas cervejas artesanais, no sabor, na tradição que envolvem e… no rótulo!


  • Cette page vous a-t-elle appris quelque chose ?
    ¿Has aprendido algo nuevo de esta página?
    Você aprendeu alguma coisa nova nesta página?
    Haben Sie auf dieser Seite etwas Neues gelernt?
    Узнали ли вы что-то новое на этой странице?

  • yes   no