Participe do primeiro World Disco Soup Day da história, no dia 29 de abril!

Este ano, o Slow Food Youth Network decidiu organizar o primeiro Disco Xepa Day global. Enquanto uma parte da população mundial sofre a fome, um terço dos alimentos destinados ao consumo humano é jogado fora – todo ano, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos acabam no lixo. É evidente que temos um grande desafio pela frente. Precisamos agir!

Convidamos todos os participantes do Slow Food Youth Network, e não só, a organizarem sua Disco Xepa no dia 29 de abril de 2017. Junte-se a nós e vamos encher a barriga, e não as latas de lixo!

O que é uma Disco Xepa?

A Disco Xepa foi organizada, pela primeira vez, cinco anos atrás em Berlim, Alemanha, com o nome de Schnippeldisko, uma ação de protesta contra o desperdício alimentar, que deu de comer a 8.000 pessoas. Em todo o sistema alimentar há uma quantidade impressionante de alimentos, perfeitamente comestíveis, que acabam sendo desperdiçados; verduras que ficam nos campos, alimentos que acabam sendo jogados fora nos supermercados ou pelos consumidores que não comem tudo aquilo que compram. A Disco Xepa quer chamar a atenção para esse problema global, mostrando que todos esses “desperdícios” são perfeitamente comestíveis, sendo necessário apenas um pequeno esforço.

Tudo o que você deve fazer é entrar em contato com agricultores, revendedores, feiras, lojas e supermercados para ver se podem doar algumas comidas que, caso contrário, seriam jogadas fora. E com algumas mesas, ferramentas e uma grande panela, é só dar início à Disco Xepa!

DIY Disco Xepa em 6 simples etapas:

Etapa 1: Encontre um local de fácil acesso onde as pessoas poderão sentar-se e dançar, que tenha também acesso à energia elétrica.

Etapa 2: Encontre o lugar onde são desperdiçados os alimentos! Pergunte a agricultores, mercados e supermercados, feiras e padarias, se poderão recolher os alimentos não vendidos que acabariam sendo desperdiçados.

Etapa 3: Mobilize seus amigos! Você vai precisar de um grupo de amigos bem animados, dispostos a ajudar na coleta dos produtos, limpar e cortar um monte de verduras e que curtam dançar.

Etapa 4: Faça o convite, pedindo aos convidados para trazerem seus próprios pratos e talheres. Crie um evento no Facebook, com link à página do SFYN e compartilhe fotos ou vídeos de eventos passados. Crie um buzz!

Etapa 5: Acrescente a música da sua Disco Xepa à lista de músicas do World Disco Soup Day 2017. Você sabia que existe uma playlist no Spotify onde qualquer um pode acrescentar sua própria música? Estaremos dançando os mesmos ritmos em todos os cantos do mundo!

Etapa 6: Sirva a “xepa” e… dance! – enchendo a barriga, e não a lata do lixo.

No dia 29 de abril, será o primeiro Global Disco Soup Day, prepare-se para boa comida e ótimas danças!

Você gostaria de se juntar organizando sua própria Disco Xepa? Entre em contato e leia o toolkit!

Compartilhe no Facebook o seu evento no World Disco Soup Day e siga a SFYN na mídia social:
Facebook
Twitter
Instagram


  • Cette page vous a-t-elle appris quelque chose ?
    ¿Has aprendido algo nuevo de esta página?
    Você aprendeu alguma coisa nova nesta página?
    Haben Sie auf dieser Seite etwas Neues gelernt?
    Узнали ли вы что-то новое на этой странице?

  • yes   no