Cozinhe um futuro melhor

“O papel dos chefs será fundamental. A carne, por exemplo: não se trata apenas de escolher uma carne melhor, mas de reduzir significativamente o consumo. Os chefs precisam indicar o caminho, mostrando como é possível substituir a carne em nossa dieta, e como tornar os vegetais mais deliciosos. Sabendo como cozinhar, os chefs podem realmente fazer a diferença”, afirma Guus Thijssen, o coordenador da Aliança de Chefs do Slow Food na Holanda. “É muito bom a gente se reunir e colaborar, como aconteceu durante o Congresso da Aliança de Cozinheiros em Montecatini, na Itália: é importante tirar inspiração um do outro, aprender a desenvolver novas ideias para cozinhar um futuro melhor.”

“Há muito tempo trabalhamos segundo os princípios do Slow Food e, em nosso cardápio, utilizamos apenas produtos locais e de temporada. Com a campanha Cardápio de Mudanças, queremos fazer com que os pratos de nosso restaurante se tornem um exemplo para os clientes!” diz Altin Prenga, chef da Aliança de Cozinheiros na Albânia. “É a nossa arma, dos cozinheiros: educar para um consumo que respeite o meio ambiente. Nós podemos representar a mudança, e esta mudança deve entrar nas casas das pessoas! Um exemplo concreto? Pensamos que seria interessante construir um trenzinho agrícola, com um roteiro entre estábulos, vinhedos, laboratórios do alimento, com uma sinalização que informe sobre as práticas que podem prejudicar os alimentos e o meio ambiente. Com minha equipe queremos arrecadar verbas e falar dos efeitos positivos do consumo responsável de alimentos!”

Cozinhe um futuro melhor é o segundo desafio da campanha Cardápio de Mudanças.

Aceite o desafio, prepare-se, e combata a mudança climática na cozinha – isto é: escolhendo ingredientes bons, limpos e justos, reduzindo drasticamente o consumo de carne e evitando qualquer tipo de carne que chega de criações intensivas. Escolhendo sardinhas, cavalinhas, anchovas em vez de atum ou salmão, e dizendo não a qualquer peixe criado em cativeiro. Comendo mais leguminosas e, obviamente, frutas e verduras de temporada, que não venham do outro lado do planeta.

Una-se ao Slow Food, organize um evento com um cardápio amigo do clima, compartilhe suas fotos e vídeos, usando as hashtags #MenuForChange #SlowFood

Você poderá participar de muitas formas: cozinhando com os produtos da Arca do Gosto e das Fortalezas Slow Food, reaproveitando as sobras com criatividade, e lutando contra o desperdício alimentar; eliminando a carne da refeição; organizando eventos ou levando as pessoas da sua região para visitar fazendas e produtores de alimentos, para aprender as histórias do campo, aprendendo sobre a viagem dos alimentos do campo ao prato.

Pequenas ações, quando realizadas por muitas pessoas, podem gerar grandes mudanças.

Apoie o Slow Food

#MenuForChange #SlowFood


  • Cette page vous a-t-elle appris quelque chose ?
    ¿Has aprendido algo nuevo de esta página?
    Você aprendeu alguma coisa nova nesta página?
    Haben Sie auf dieser Seite etwas Neues gelernt?
    Узнали ли вы что-то новое на этой странице?

  • yes   no