Terra Madre Salone del Gusto 2024, o evento mais importante do Slow Food, mobiliza comunidades do mundo inteiro em torno da agroecologia
10 Jul 2024 | Portuguese
A edição deste ano será uma incubadora de soluções para transformar os sistemas alimentares.
De 26 a 30 de setembro, no Parco Dora, em Turim (Itália), o Terra Madre Salone del Gusto 2024 mobilizará as energias de delegados e ativistas do Slow Food em mais de 100 países em torno da agroecologia.
O maior evento internacional dedicado à política alimentar, à agricultura sustentável e ao meio ambiente é organizado a cada dois anos pelo Slow Food, Região do Piemonte e Cidade de Turim. Desde o primeiro encontro da rede Terra Madre, o evento projetou futuros diferentes, conscientizando sobre as escolhas alimentares dos indivíduos, apoiando e promovendo os esforços coletivos das comunidades e defendendo melhores políticas alimentares públicas e privadas. O foco da edição de 2024 será o restabelecimento e o reforço da relação entre os seres humanos e a natureza. Os alimentos representam um elo de ligação entre natureza e cultura: o Slow Food, através do Terra Madre, pretende mostrar um caminho rumo a uma relação mais saudável com a natureza, por meio do alimento. Nossos alimentos nos reconectam com a terra, o solo, o mar, mas também são parte integrante de nossas identidades.
Slow Food e Agroecologia
O sistema alimentar industrial global não proporciona uma boa nutrição para todos; é causa de degradação ambiental e perda de biodiversidade, sendo necessária uma profunda transformação para enfrentar os desafios da desnutrição persistente e da pobreza rural, agravados pelas consequências dramáticas da mudança climática. (HLPE 2019)
“A filosofia do Slow Food tem muito a ver com a agroecologia”, como destacamos em nosso novo Brief de Agroecologia . Ambas estão enraizadas na reconstrução de relações entre agricultura e meio ambiente, entre sistemas alimentares e sociedade, e entre agricultores, artesãos de alimentos e cidadãos. O foco da agroecologia na agricultura sustentável, numa distribuição equilibrada, no princípio de qualidade mais importante que quantidade, e na responsabilidade ambiental, tem tudo a ver com a missão do Slow Food de assegurar alimentos bons, limpos e justos para todos. A questão não é como alimentar o mundo, mas como nutrir a população e, ao mesmo tempo, preservar o planeta. A transição para a agroecologia é urgente e requer compromisso e perseverança de todos os atores do sistema alimentar”, comenta Edward Mukiibi, presidente do Slow Food.
A agroecologia incentiva as comunidades a desenvolver sistemas alimentares agrícolas diversificados. Para isso, as pessoas em todos os sistemas alimentares trabalham em parceria, apostando em seus saberes locais e valores culturais de forma reflexiva e iterativa, promovendo a aprendizagem conjunta de pesquisadores e profissionais, bem como a divulgação horizontal dos saberes de agricultor para agricultor, ou entre outros atores em toda a cadeia alimentar.
O esboço da transição agroecológica mostra como a produção agrícola, a distribuição e o consumo, afetam as comunidades e o ambiente natural, e destaca a importância estratégica de abordar o sistema alimentar de forma holística, mais do que a simples produção de alimentos. “O Slow Food está trabalhando no mundo inteiro para apoiar essa transição, e o Terra Madre 2024 será um marco, onde a agroecologia terá um lugar de honra”, acrescenta Mukiibi.
O programa internacional do Terra Madre Salone del Gusto, disponível aqui, oferecerá uma grande variedade de encontros, com palestrantes internacionais de alto nível, que abordarão os temas mais relevantes relacionados ao meio ambiente, à biodiversidade alimentar e ao acesso aos alimentos. Entre os temas mais importantes: a crise climática e suas consequências para nós e para o meio ambiente; a agroecologia, entendida como agricultura amiga da natureza; o poder das multinacionais que deixa o planeta morrer de fome, e muitos mais.
Além disso, como sempre, haverá uma grande oferta de Oficinas do Gosto, jantares e encontros gastronômicos, oferecendo ao público a oportunidade de descobrir novos sabores do mundo inteiro, e de aprender como os alimentos podem sugerir caminhos para construir sistemas alimentares sustentáveis local e globalmente. O mercado internacional, com suas cores, aromas e vozes, sempre foi o coração do Terra Madre Salone del Gusto, um ponto de encontro para produtores de todo o mundo e centenas de milhares de visitantes. Nesta edição, o mercado voltará a ser uma oportunidade única para descobrir a extraordinária diversidade de alimentos, culturas alimentares e produções sustentáveis de alimentos de todo o mundo.
Um pouco de história
Após quatro edições do Salone del Gusto, realizado pela primeira vez em 1996, a expansão geográfica do Slow Food e a inspiração do Prêmio da Biodiversidade se uniram, criando uma ideia nova e revolucionária graças à colaboração entre Slow Food, Cidade de Turim e Região do Piemonte. Assim nasceu o Terra Madre, o encontro global das comunidades do alimento. Apelidado de “Nações Unidas dos produtores”, o evento contou com a participação de 5.000 delegados de 130 países e chamou a atenção da mídia mundial.
A partir de 2012, o Salone del Gusto e o Terra Madre se tornaram um evento único; em 2016, o nome do evento foi alterado novamente para refletir a primazia do Terra Madre, tornando-se Terra Madre Salone del Gusto. Em 2024, celebraremos o 20º aniversário do Terra Madre e a 15ª edição do Terra Madre Salone del Gusto como um evento.
Clique aqui para baixar o Brief de Agroecologia do Slow Food
Saiba mais sobre o programa Terra Madre Salone del Gusto: https://2024.terramadresalonedelgusto.com/en/
Saiba mais sobre as Conferências: https://2024.terramadresalonedelgusto.com/en/conferences/
Saiba ais sobre as Oficinas do Gosto: https://2024.terramadresalonedelgusto.com/en/taste-workshops/
Saiba sobre os Encontros à Mesa: https://2024.terramadresalonedelgusto.com/en/taste-workshops/
Aqui você encontra uma galeria de fotos da última edição: https://media.slowfood.it/Terra-Madre-Salone-del-Gusto-2022
A edição de 2024 do Terra Madre Salone del Gusto é possível graças às instituições e entidades privadas que já confirmaram o seu apoio, incluindo os Parceiros Principais: Câmara de Comércio de Turim, Demeter, Iren, Grupo Lavazza, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy, Reale Mutua, UniCredit. Os Parceiros Inkind: Acqua S.Bernardo, BBBell, Bormioli Luigi, Coop, Liebherr, Consorzio del Parmigiano Reggiano. Os Parceiros Verdes: Anemotech, Cuki, GTT, Guillin Italia Spa, Planet Smart City, Ricrea e Tucano. Os Parceiros de Área: Parque Ambiental, Fondazione Fossano Musica, FSC Italia, Gruppo ASA, Renault, Ricola e Sebach. Os parceiros hoteleiros: Federalberghi Torino, Terre Reali del Piemonte e Turismo Alpmed. Apoio da Consulta delle Fondazioni di origine bancaria del Piemonte e della Liguria, Fondazione Compagnia di SanPaolo, Fondazione CRT. O parceiro cultural é o Istituto Centrale per il Patrimonio Immateriale. O parceiro para a mobilidade é a empresa de autocarros.
Cambiar el mundo a través de la comida
Aprenda cómo puede restaurar ecosistemas, comunidades y su propia salud con nuestro kit de herramientas RegeneraAction.