Terra Madre Europe – A primeira edição do evento emblemático do Slow Food destaca o poder da comida para construir conexões

15 May 2025 | Portuguese

Bruxelas, 22 a 24 de junho

Slow Food, o movimento global que trabalha coletivamente para garantir comida boa, limpa e justa para todos, apresenta a primeira edição do Terra Madre Europe, que acontecerá de 22 a 24 de junho em Bruxelas.

Slow Food promove uma rede global de comunidades locais e ativistas que defendem a diversidade cultural e biológica, promovem a educação alimentar, preservam o conhecimento e as habilidades tradicionais, e defendem melhores políticas alimentares tanto no setor público quanto no privado.

Esta edição inaugural do Terra Madre Europe marca o começo do que o Slow Food imagina como um encontro estratégico e recorrente em Bruxelas. Ao amplificar vozes diversas de toda a UE e mostrar soluções agroecológicas relacionadas à produção e ao consumo de alimentos, o evento tem como objetivo informar tanto os tomadores de decisão quanto o público em geral sobre respostas concretas às múltiplas crises atuais.

Com o tema “Comida para a Mudança”, este evento emblemático reunirá durante três dias uma mistura dinâmica de agricultores europeus, artesãos alimentares, cozinheiros de todos os países da UE, formuladores de políticas e ativistas para discussões vibrantes, oficinas interativas e refeições comunitárias. Em um momento de crescente polarização política, o Terra Madre Europe oferece um espaço vital para o diálogo construtivo, enfatizando o poder unificador e transformador da comida para construir um futuro mais resiliente e sustentável. Aqui você encontra o programa detalhado.

Terra Madre Europe reflete perfeitamente a essência do Slow Food — desde a biodiversidade e a educação até o advocacy”, diz Marta Messa, Secretária-Geral do Slow Food. “Os atores principais deste evento serão os agricultores e artesãos alimentares europeus que, todos os dias, nos fornecem comida boa, limpa e justa, juntamente com os formuladores de políticas que influenciam o futuro dos sistemas alimentares na Europa. Os cozinheiros também terão papel central por sua importância em educar e inspirar as pessoas a fazer escolhas alimentares conscientes. No Slow Food, estamos convencidos de que a transição agroecológica é o único caminho viável para criar sistemas alimentares verdadeiramente sustentáveis — que respeitam as pessoas, o planeta e as gerações futuras.”

A agroecologia está no centro da estratégia global do Slow Food. Por meio da iniciativa Sítios Slow Food, o movimento está construindo a maior rede mundial de fazendas comprometidas com práticas agroecológicas e produção alimentar sustentável. Atualmente, mais de 117 fazendas em 34 países já fazem parte da iniciativa, com novos participantes entrando regularmente. Como parte do Terra Madre Europe, os primeiros Sítios Slow Food na Bélgica também serão oficialmente lançados.

“Acreditamos que a agroecologia deve ser integrada na nova PAC. Ela deve ser vista como parte do sistema alimentar mais amplo, não limitada apenas às práticas de produção. Por isso, construir coordenação e coalizões é essencial para formular políticas eficazes”, comentou Henriette Christensen, Diretora Executiva da Agroecology Europe.

No dia 22 de junho, também será lançado o primeiro Mercado da Terra Slow Food. Yannick Schandené, coordenador do Mercado da Terra Slow Food: “No centro do mercado está a paixão dos produtores e a crença no que fazem. Queremos facilitar a troca entre cozinheiros, produtores e consumidores.”

Clique aqui para ler o Press Kit completo

Aqui você pode assistir à coletiva de imprensa.

Mais informações sobre os produtores e cozinheiros presentes

O evento é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.

Cambiar el mundo a través de la comida

Aprenda cómo puede restaurar ecosistemas, comunidades y su propia salud con nuestro kit de herramientas RegeneraAction.

Nombre
Privacy Policy
Newsletter