A educação alimentar é fundamental no futuro do Slow Food
30 Sep 2024 | Portuguese
Cinco dias de atividades de conscientização no Terra Madre, um primeiro passo para mobilizar a mudança
A educação alimentar, um dos três pilares da missão do Slow Food, junto com a defesa da diversidade biológica e cultural e da advocacia, esteve presente nos inúmeros eventos (mais de mil) que tiveram lugar durante esses cinco dias no Terra Madre, o maior evento internacional sobre alimentação e políticas alimentares, que está acontecendo em Turim, na Itália.
O Slow Food acredita que, ajudando crianças e adultos a entender de onde vêm nossos alimentos, como foram produzidos e por quem, eles podem aprender a combinar prazer e responsabilidade em suas escolhas diárias, reconhecendo a importância cultural e social da comida. A ideia de comida ser sinônimo de prazer, cultura e convívio torna única essa abordagem da educação alimentar. A rede educacional internacional do Slow Food está cada vez mais ativa e as conexões se fortaleceram ao longo desse Terra Madre.
As hortas escolares são uma excelente ferramenta de aprendizagem; envolvem os alunos, oferecendo uma aprendizagem experiencial e permitindo que abordem os temas da educação alimentar e ambiental, perda de biodiversidade e crise climática, além de todas as matérias escolares. Graças às hortas, as crianças estabelecem um contato com a natureza, tornam-se mais conscientes sobre os sistemas de produção de alimentos e conhecem os produtos alimentares e as tradições culinárias locais.
Kim Aman, delegado do Terra Madre, membro do grupo de educação e professor da rede de hortas dos EUA, afirma:
“Trabalhamos com 7.000 crianças por mês, em vários distritos escolares. Além disso, ensinamos aos professores como cultivar hortas escolares, pois sozinhos não somos sustentáveis. As pessoas têm energia e as hortas escolares são uma ferramenta extraordinária para ensinar às crianças sobre o meio ambiente, a comida, a comunidade. Oferecemos algo de que podem se orgulhar. Convido todos a cultivar uma horta escolar em seu bairro.”
A educação alimentar é praticada não apenas em locais de aprendizagem tradicional, como salas de aula. Os mercados de produtores e, em particular, os Mercados da Terra Slow Food são um forma de conscientizar os consumidores; o que diferencia esses mercados das atividades comerciais tradicionais é seu valor educacional e de construção de relações.
Richard Mc Carthy, membro do Conselho Slow Food, afirmou:
“Os mercados de produtores colocam os agricultores em contato direto com os consumidores, em um ambiente público que é uma plataforma de aprendizado e partilha. O objetivo do mercado de produtores Slow Food é que os consumidores aprendam sobre práticas tradicionais e inovadoras dos agricultores que trabalham segundo um conjunto de valores, com o objetivo de preservar a biodiversidade, a terra, as famílias que cultivam; bem como sobre a inovação de conectar produtores e consumidores para restabelecer essa confiança, importante e sem tempo”.
Kate Smith, consultora de economia circular e educação alimentar em cidades como Sydney, Hong Kong, e Londres, levou a sua experiência para o Terra Madre:
“Por que atribuímos às nossas entidades locais a tarefa de lidar com os nossos resíduos de cozinha, em vez de reconhecer o seu papel extraordinário no ciclo de crescimento? Não basta entregar um equipamento para compostagem. Criamos uma infraestrutura social: clubes de compostagem para compartilhar informações e apresentamos moradores do mesmo bairro para que pudessem ficar em contato, aproveitando os resíduos de cozinha transformando-os em compostagem”.
A indústria de catering, restaurante, cantina pública ou corporativa, mostrou que a qualidade de um alimento está inextricavelmente ligada à história e ao conhecimento sobre sua origem e produção. A Aliança de Cozinheiros Slow Food está criando, por meio de um processo participativo, formatos para cozinheiros, com o objetivo de torná-los também educadores para diferentes grupos-alvo. Educadores, cozinheiros e ativistas da rede Slow Food participaram do Terra Madre, fortalecendo esse processo.
Cambiar el mundo a través de la comida
Aprenda cómo puede restaurar ecosistemas, comunidades y su propia salud con nuestro kit de herramientas RegeneraAction.