Desde 2009, no dia 10 de dezembro – o dia em que, em 1989, o Slow Food foi fundado oficialmente – organiza-se o Terra Madre Day, uma oportunidade para toda a rede Slow Food, de celebrar o alimento local no mundo todo.

É uma oportunidade, para toda a rede do Slow Food, de apresentar produtos locais e produtores, e para promover a produção e o consumo sustentáveis junto das comunidades e das instituições locais. O Terra Madre Day é um dos eventos coletivos mais importantes jamais organizados em escala global, para comemorar o alimento local. Toda edição consegue envolver centenas de milhares de pessoas em todos os países em que o Slow Food está representado, participando de diversos eventos: encontros e debates, piqueniques e jantares, filmes e festivais, visitas a fazendas e outras iniciativas.

slow-food-youth-network-canada

Junte-se à comemoração este ano!

Este ano, o Terra Madre Day dedica uma atenção especial à primeira campanha internacional de angiariação de recursos Love the Earth, Defend the Future que foi lançada recentemente, para ajudar a arrecadar as verbas necessárias para que o Slow Food possa continuar suas atividades de forma independente, como organização sem fins lucrativos, mantendo seu papel de defensor da biodiversidade.

Por isso, o Terra Madre Day 2016 será uma oportunidade extraordinária para falar da importância da biodiversidade para construir um futuro melhor, e divulgar a campanha no mundo, através da nossa rede de apoiadores globais!

A captação de recursos vai demonstrar o espírito de solidariedade e convívio da rede do Terra Madre, com todos apoiando a mesma causa, e contribuindo com doação, ainda que pequena.

Por favor, inclua os hashtags #lovetheearth #defendthefuture em suas postagens para ajudar a divulgar a campanha no munto inteiro.

confraternita-rapino

Quando: em 10 de Dezembro de 2016

Como: Há mil maneiras de celebrar o Terra Madre Day, dos pequenos encontros aos grandes eventos: um piquenique ou um jantar, um filme ou um concerto que chame a atenção para a importância da alimentação boa, limpa e justa, uma visita a um produtor do Terra Madre, uma campanha de sensibilização sobre um tema específico, uma actividade de educação alimentar e do gosto, um encontro entre produtores, chefs, jovens e outros… Ou uma combinação destes elementos. Sejam criativos!

Quem: Todos os que partilham a filosofia Slow Food, em particular os Convivia Slow Food, as comunidades do alimento, as Fortalezas, os chefs, os académicos, os jovens, os produtores da Arca do Gosto, as hortas escolares. Convidem o público a participar, incluindo os jornalistas, as autoridades locais e representantes de outras organizações.

O que: Clique para obter mais ideias sobre como festejar

Onde: As actividades acontecerão nos mais variados locais em todos os países do mundo: tanto na cidade como no campo, nas escolas e locais públicos, nos cinemas, nos restaurantes ou em casa e até num barco!

Diga nos o que você está a fazer!

Desfrute do evento no Facebook e diga nos o que está a preparar

Siga o hashtag #TMD2016