Terra Madre é uma rede de comunidades do alimento – grupos de pequenos produtores, acadêmicos, cozinheiros e jovens – unidos pela produção de um alimento específico e com forte ligação com uma área geográfica.

A rede une produtores de alimentos, pescadores, criadores, chefs, professores, jovens, ONGs e representantes das comunidades locais, que trabalham para estabelecer um sistema de base de alimentos bons, limpos e justos.

A rede Terra Madre foi lançada pelo Slow Food em 2004, para dar voz e visibilidade àqueles cuja forma de produção de alimentos protege o meio ambiente e as comunidades no mundo todo. O primeiro encontro mundial das comunidades do alimento do Terra Madre, realizado na Itália, reuniu 5.000 produtores de 130 países. Desde 2004, a rede se reúne a cada dois anos no encontro mundial. Encontros nacionais e regionais são organizados regularmente em todo o mundo.

O primeiro encontro do Indigenous Terra Madre foi realizado na Suécia, em 2011, reunindo representantes de povos indígenas. O próximo encontro será na Índia, em 2015.

www.terramadre.info