Slow Food
   

Salve um queijo! A Arca do Gosto atraca no Cheese 2013


07 Aug 13

Milhares de queijos artesanais estão desaparecendo no mundo e, com eles, muitos dos conhecimentos daqueles que trabalham neste setor. Entre as inúmeras causas desta situação: o abandono dos pastos de montanha, normas excessivamente rígidas, tempos de processamento muito demorados e um mercado em crise. Para acabar com este fenômeno, o Slow Food iniciou o projeto da Arca do Gosto, uma lista dos produtos em risco de extinção que, desde 1996, está trabalhando para fazer uma lista de produtos artesanais de qualidade que fazem parte da cultura, história e tradições do nosso planeta. A Arca do Gosto pretende dar ressalte a esses sabores extraordinários em risco de extinção, reconhecendo a necessidade de preservar este patrimônio de biodiversidade.

Para chamar a atenção sobre o problema, cujas consequências se refletem também no setor queijeiro, a Arca do Gosto atraca em Bra durante a manifestação internacional Cheese 2013* que se realiza na Piazza Valfrè di Bonzo onde, antes de zarpar novamente, pretende dar novo impulso ao projeto, apresentando centenas de queijos artesanais do mundo inteiro e, sobretudo, convidando todos a participar, levando para o Cheese um queijo artesanal que se quer preservar. Um projeto que visa preservar os produtos tradicionais evitando que desapareçam; que pretende incrementar, durante a manifestação, o número de produtos de excelência na lista. Por isto o Slow Food convida todos, especialistas do setor e não especialistas, a trazerem um queijo, um produto que traga à memória lembranças pessoais ou ligado a comunidades presentes no evento. A Comissão da Arca do Gosto examinará todos os queijos, avaliando a sua unicidade e história e, se responderem aos padrões exigidos pelo regulamento, como o vínculo com um território ou a qualidade das matérias-primas, e decidindo se podem ser adicionados ao catálogo da Arca.

Leia o regulamento completo no site dedicado à Arca:

http://www.fondazioneslowfood.it/arca/200/criteri-per-la-segnalazione

Os queijos do mundo inteiro serão os protagonistas do Cheese 2013, chamando a atenção sobre a biodiversidade e, ao mesmo tempo, alertando sobre o número de espécies já desaparecidas devido a uma dieta baseada num número limitado de produtos, obrigando, em muitos casos, a uma produção industrial das variedades mais comercializadas, prejudicando as pequenas produções locais.

Saiba mais sobre a Arca do Gosto:

www.fondazioneslowfood.it/arca                            https://twitter.com/arkoftaste

http://cheese.slowfood.it/salva-un-formaggio/          www.facebook.com/arkoftaste

 

Para o credenciamento da imprensa: http://cheese.slowfood.it/en/press/request-for-media-credentials/

 

* De 20 a 23 de setembro de 2013, em Bra (Piemonte, Itália), realiza-se a nona edição do Cheese, a manifestação internacional bienal, dedicada às formas de queijo, que deu vida a uma rede internacional de mestres queijeiros e artesãos.

Departamento de Imprensa Cheese 2013

Slow Food Internacional:

 Paola Nano, +329 8321285 p.nano@slowfood.it - Sharon Aknin, s.aknin@slowfood.it
  Municipalidade de Bra: Raffaele Grillo – Elena Martini +39 0172 438278, urp@comune.bra.cn.it
 www.slowfood.it  -  www.comune.bra.cn.it