Slow Food
   

AsiO Gusto 2013 A Arca do Gosto atraca na Coreia do Sul


05 Sep 13

AsiO Gusto, o primeiro evento internacional do Slow Food na Ásia, será realizado de 1º a 6 de outubro de 2013, em Namyangju, a poucos quilômetros de Seul. O AsiO Gusto pretende tornar-se um evento bienal, reunindo produtores, artesãos, comunidades do alimento, chefs, jovens e amantes da comida de mais de quarenta países da Ásia e Oceania.

 

O AsiO Gusto inspira-se no Salone del Gusto e Terra Madre, o maior evento do mundo dedicado à produção de alimentos de pequena escala, de qualidade e sustentável, que se realiza em Turim, na Itália. O AsiO Gusto é organizado pelo Centro Cultural Slow Food e pela prefeitura de Namyangju, em colaboração com o Slow Food Internacional.

 

O evento também será uma ocasião importante para descobrir os produtos da Arca do Gosto da Ásia, Oceania e outros lugares do mundo. A Arca é um projeto internacional, que tem por objetivo catalogar os alimentos que fazem parte da cultura, história e tradição de comunidades de todo o mundo e que correm o risco de desaparecer. A Arca foi lançada para ajudar a combater o ritmo tragicamente rápido da extinção da herança da biodiversidade do nosso planeta. Frutas, verduras, raças animais, queijos, pães, doces e carnes curadas são agora parte do catálogo online de mais de 1.200 produtos de 74 países.

 

Cinco novos produtos da Coreia do Sul estão oficialmente embarcando na Arca durante o media day da Arca do Gosto no Sejong Center, em Seul. Os novos produtos da Arca foram preparados pela primeira vez durante o media day e servidos nos restaurantes do AsiO Gusto. Entres os primeiros a chegar, Pureun Kongjang, pasta de soja fermentada, um alimento tradicional da Coreia; e o trigo Anjeunbaengi, menor que o trigo comum, com menos glúten, sabor doce e aroma agradável. Também está embarcando o lírio Hanson, da ilha Ulleung-do, uma flor de cor amarela vibrante, que pode ser preparada como acompanhamento ou moída para uso medicinal; a Yeonsan Ogye, uma galinha pequena, totalmente negra –penas, pele, patas, bico, ossos e olhos; e o Chik-so, ou gado tigre, gado bovino tradicional da Coreia, caracterizado por suas listras pretas e amarelas em todo corpo.

 

A Arca encontrará terreno fértil na Ásia, onde foi recentemente criada uma Comissão da Arca Coreana para avaliar e receber os novos produtos. AsiO Gusto é, portanto, o momento ideal para descobrir e provar a biodiversidade deste vasto continente, das 100.000 variedades de arroz tradicionais ainda cultivadas aos sabores pungentes das tradicionais comidas e bebidas fermentadas, expressão autêntica de paisagens variadas e culturas antigas.

 

Os organizadores esperam a visita de 200.000 visitantes, que poderão descobrir produtores e seus produtos nas áreas de exposição, e participar das Oficinas do Gosto e de atividades de educação do gosto. Especialidades culinárias coreanas serão expostas em estandes especiais e uma área internacional permitirá que os visitantes descubram e provem os produtos das Fortalezas Slow Food e da Arca do Gosto. Entre eles, o sal marinho de Kusamba, na costa balinesa, que hoje está em risco de extinção devido à expansão do turismo e à competição da produção industrial em massa de sal; o repolho de Nagasaki (Japão); a pimenta preta Rimbas (Malásia); e os suínos Wessex Saddleback, originalmente de New Forest, sul da Inglaterra, e introduzido na Austrália há 80 anos.

 

Fotos dos cinco novos produtos da Arca do Gosto Coreana estão disponíveis.

 

Para saber mais sobre as Fortalezas Slow Food e sobre os produtos da Arca do Gosto, visite:

http://www.slowfoodfoundation.com

www.slowfood.com

 

Saiba mais sobre o AsiO Gusto 2013 no site http://www.asiogusto.org/

 

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ti6PVn6iItw

 

 

 

Assessoria de Imprensa Slow Food Internacional

Paola Nano, +329 8321285 - p.nano@slowfood.it

 

Assessoria de Imprensa AsiO Gusto

Hyesoon Woo, +82-10-7135-0614 - woo.hyesun@gmail.com